LARGO Residências

Sediado em Arroios (Lisboa), onde promove as suas actividades culturais de inclusão social e desenvolvimento local, entre 2011 e 2022 teve a sua sede no Largo do Intendente. Em 2022, muda-se para o Largo do Cabeço da Bola, na mesma freguesia, onde foi promotor durante um ano (Out. 2022 a Out. 2023) do pólo cultural pop up Quartel do Largo do Cabeço de Bola. Em 2024 muda-se para parte do espaço do antigo Hospital Miguel Bombarda onde cria o Centro Cultural e Comunitário: Jardins do Bombarda.
A Largo Residências, cooperativa cultural e de responsabilidade social, tem como MISSÃO o desenvolvimento local através de actividades culturais e da economia social e solidária que promovem a criação artística, o envolvimento e inclusão social, de maneira auto-sustentável.
É OBJECTIVO do Largo Residências: 
  1. Promoção de actividades de criação, programação, formação e investigação em várias áreas do sector  cultural e criativo
  2. Promover projectos culturais participativos e/ou comunitários tendo como públicos prioritários as populações em diferentes situações de vulnerabilidade, contribuindo para inclusão e coesão social do território onde actua.
  3. Desenvolver actividades da economia solidária que contribuam, simultaneamente, para a sustentabilidade social e económica da Cooperativa, e para a promoção da economia local, bem como para a promoção da economia e empregabilidade local.
  4. Participar e contribuir para a criação de redes de colaboração territorial e programas de desenvolvimento de base local, com entidades multi-sectoriais. 
Parte das actividades culturais e artísticas que desenvolve têm o APOIO da Câmara Municipal de Lisboa, Direcção Geral das Artes, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação La Caixa.
O Largo Residências tem o RECONHECIMENTO da Comunidade Europeia como um exemplo de vanguarda no que diz respeito à forma como usa a arte no estabelecimento de parcerias criativas com outros sectores da sociedade e na forma como define o seu estilo de residências artísticas abertas à comunidade. 
Em 2019 integra o ranking das cinco maiores cooperativas do ramo Cultura (2019) contribuindo para geração de actividade e emprego no ramo Cultural, distinguida pela Cases. Em 2021, foi distinguido com o Prémio da Acesso Cultura na categoria da Acessibilidade Social. Em Junho de 2023, teve um voto de louvor por parte da Câmara Municipal de Lisboa, pelo “trabalho cultural e desenvolvimento local” realizado com “vantagens para os territórios e para as suas populações” .
EQUIPA
Direcção Artística e Executiva: Marta Silva
Programação e Direcção de Produção: Raquel Fernandes
Direcção de Comunicação: José Luís Costa
Administração: Helena Neves
Gestão financeira: Maria João Soares
Coordenação Executiva Jardins do Bombarda: Paula Gil
Coordenação Técnica e Produção: Bruno Boaro
Governanta: Rosa Lopes
Produção de Comunicação: Joana Enes
Design: Ivo Rodrigues (Largo) e César Rodrigues (Jardins do Bombarda)
Manutenção e Montagens: Rasul Ranjbar e Kalid Mansoor
Manutenção: Ana Paula Meira e Ana Paula Sousa
Coordenação e Curadoria Artística Loja: Sónia Sousa
Atendimento Loja: Lia Mei Silva, Abdul Wahid Khalilzad e Miguel Domingues
Curadoria Artística Art&Craft Refúgio: Nina Fraser
Apoio Jurídico: PRA-Raposo, Sá Miranda & Associados, Sociedade de Advogados 
TOC – Técnica Oficial de Contas: Ana Regedor
ÓRGÃOS SOCIAIS 
Cooperativa SOU LARGO, Crl

Conselho de Administração
Presidente: Marta Silva
Vogal: José Dias 
Vogal: José Luís Costa
Vogal: Raquel Fernandes
Vogal: Tiago Mota Saraiva
Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Andreia Salavessa
Secretária: Rodica Postu
Fiscal Única
Laetitia
Outros Cooperadores
Hélène Veiga Gomes, Lúcia Marques, Mariana Tugui, Micaela Gomes, Rosa Maria Lopes, Rui Gomes e Sónia Sousa
Actualizado a 22 de Novembro 2024