Outras Ilhas - Claudio Hochman e BenikoTanaka

Outras Ilhas - Claudio Hochman e Beniko Tanaka

Um argentino e uma japonesa encontram-se em Lisboa com o desafio comum de sair dos (seus) lugares comuns e fugir da(s) zona(s) de conforto.
O ponto de partida foi o livro "Ilhas", escrito pelo argentino Claudio Hochman que propôs à japonesa Beniko Tanaka que escolhesse vinte textos desse mesmo livro. Juntos foram descobrindo formas e caminhos para levá-los ao palco. Luz, sombra, corpo, objectos, materiais, música e palavras misturam-se para construir estas "Outras Ilhas".


Sobre

Há ilhas que revelam emoções intemporais. Outras navegam pela Literatura e pela História. Por diversas partes do mundo. Nessas, tempos e locais tornam-se anacrónicos porque se fundem com outros tempos e lugares. Noutras cruzam-se vozes que nos interpelam, nos avisam para o perigo das generalizações e nos questionam sobre a própria Natureza e definição de ilha. Às vezes jogam-nos para a mão, para nosso apreço, a bondade e o confinamento do viver numa ilha, ou como uma ilha.

Este processo de criação atravessou o estado de emergência criado pela pandemia Covid-19, e certamente tornou ainda mais forte e pertinente a necessidade de pensar sobre o isolamento social que existe não só agora, mas que assalta a humanidade em situações mais amplas. Não sendo uma reflexão directa, tem esta intenção subliminar.

O resultado é, sem dúvida, um exercício de resistência e de reinvenção.


Ficha Técnica e Artística

Co-criação: Beniko Tanaka e Claudio Hochman
Texto e encenação: Claudio Hochman
Intérprete: Beniko Tanaka
Música: Rodrigo Leão

Entidade Programadora: Largo Residências 
Apoio à criação: Câmara Municipal de Lisboa
Apoio à circulação em 2020: Fundação GDA


Apresentações

23 de Agosto de 2020 - Festival Bairro em Festa, Intendente
27 de Novembro de 2021 - Teatro Cine de Gouveia

OUTRAS ILHAS espectáculo de Beniko Tanaka e Claudio Hochman from LARGO Residências on Vimeo.


A partir de: 
1 de Setembro de 2020

Parcerias