MAx Provenzano

Nacionalidade: 

MAx Provenzano nasceu em Caracas-Venezuela em 1986. Estudou Química e formou-se em 2011. É um artista que tem vindo a estudar sobre os processos efêmeros da matéria e o seu corpo como material, abordando as suas formas de trabalho a partir de formulações estéticas experimentais.

Em 2017, emigrou da Venezuela para o México com o projecto performático em andamento denominado “(IM)PORTAR”, que foi um trabalho independente e colaborativo com um artista e curador mexicano. Desde então, a sua obra vem sendo influenciada pelo contexto migratório em que vive actualmente.

O seu trabalho é uma aproximação íntima de sua vida, baseada na relação entre corpo, objeto e ambiente. Faz com que se interesse - ou submerja - a partir da deriva, do situacionismo e da dispersão, acumulando uma série de dados e informações em imagens, gráficos, textos e materiais para arquivo, estudo e observação. Posteriormente, a partir de abordagens bidimensionais (desenho, fotografia, pintura, digitalização de imagens, mistas) ou vídeos e instalações, sobre o próprio corpo. Max emoldura ou delimita diferentes processos, materiais químicos ou físicos, isto tudo para a circulação de registos e imagens para várias plataformas. Os objectos são encontrados, ou adquiridos, a partir de eventos pessoais que vai registar para construir um caminho, sem fim ou um propósito planeado.

Estudou no Laboratório de Fotografia da Faculdade de Ciências da UCV (2008) e na Organização Nelson Garrido (2013). Tem quatro exposições individuais na Venezuela: “[inflexiones]” (2014), “El Tercer Mundo” (2015), “READYMAx” e “Elucidaciones” (2017). Em 2019 foi seleccionado para Artist In Residence-June 2019 na Agder Kunstsenter, Noruega com o projecto “ReLocations” e teve a exposição individual “[a]drift” na Arteriet Gallery. Em 2021, foi um dos curadores do Festival de Artes Queer de Thessaloniki: “What is Identity?”. O seu trabalho também foi exibido no Brasil, México, Colômbia, Grécia, Espanha e Finlândia.

Actualmente vive e trabalha em Lisboa, Portugal.

http://www.maxprovenzano.tumblr.com/

https://maxprovenzano-elucidaciones.blogspot.pt/

https://readymaxprovenzano.wordpress.com/

http://max-provenzano.wixsite.com/eltercermundo

http://inflexiones.organizacionnelsongarrido.com/

 

Artista
Projectos Relacionados: 

Eventos Relacionados