MECENATO CULTURAL - PROJECTO DE INTERESSE CULTURAL
Os Jardins do Bombarda são um projecto da LARGO Residências de interesse cultural, reconhecido pelo Ministério da Cultura, enquadrando-o no regime de Mecenato Cultural.
O regime de Mecenato Cultural resulta num conjunto de iniciativas/benefícios que se traduz na redução de impostos a quem contribui para a protecção das artes e promova o desenvolvimento cultural do país.
O LARGO Residências é uma cooperativa cultural e de responsabilidade social que tem como missão o desenvolvimento local através de actividades culturais e da economia social e solidária que promovem a criação artística, o envolvimento e inclusão social, de maneira auto-sustentável.
As actividades desenvolvidas no âmbito do projecto Jardins do Bombarda beneficiam do enquadramento da Lei do Mecenato Cultural, passível do benefício previsto no n.º 5 do artigo 62.ºB do Capítulo X do Estatuto dos Benefícios Fiscais.
O Mecenato Cultural é o contributo da sociedade civil para um país culturalmente mais desenvolvido e para uma melhor democracia. Consiste em donativos atribuídos por indivíduos ou empresas a entidades públicas, ou privadas, que se dediquem a actividades de reconhecido valor artístico e cultural.
O Estado apoia e co-financia esta prática, prescindindo de uma parte da sua receita fiscal, através da atribuição de benefícios fiscais aos Mecenas.
O Jardins do Bombarda tem como objectivos:
promover a cultura, inclusão social e participação num ecossistema territorial seguro, intergeracional e multicultural que inclui pessoas em várias condições de vulnerabilidade social com abordagens e práticas cooperativas, solidárias e abertas;
fomentar a empregabilidade através de um espaço de trabalho permanente;
circulação de pessoas, bens e serviços que dinamizem a economia local.