Inauguração Jardins do Bombarda
Concertos, visitas, conversas, DJ sets e workshops para famílias
15 e 16 Junho 10h30 às 21h
Rua Gomes Freire 161
Entrada livre
M/3
O Jardins do Bombarda nasce em parte do antigo hospital psiquiátrico Miguel Bombarda, promovido pela cooperativa Largo Residências, em parceria com a ESTAMO, num ecossistema de projectos sócio-culturais. A abertura ao público é no dia 15 de Junho com concertos, visitas, workshops para famílias, leituras, sessões de histórias, a apresentação do livro “Coisas de Loucos”, com a presença da autora Catarina Gomes, e a primeira conversa do ciclo “Passado, presente e futuro do Bombarda” com vários movimentos e personalidades que continuam a defender a preservação do património material e imaterial. Um programa cultural a não perder durante esse fim de semana de 15 e 16 de Junho.
No Jardins do Bombarda encontram jardins para a comunidade, um restaurante-bar, uma loja de arte, espaços de trabalho, espaços de programação cultural, residências artísticas e, até final do ano 2024, um dos maiores desafios, a Sala Estúdio Valentim de Barros. Até lá, o Verão e o Outono irão viver maioritariamente de actividades ao ar livre, sendo uma delas (a mais importante) uma sala de estar e encontro para a comunidade deste bairro e de outros bairros. Este foi um desejo tornado realidade após alguns encontros que o LARGO promoveu com os/as vizinhos(as) do Bombarda onde trocaram ideias, histórias e sonhos para o futuro deste espaço. A partir do dia 15 Junho, este espaço é devolvido à cidade e está aberto de Terça-feira a Domingo entre as 10h e a 00h.
Promotor: Largo Residências
Apoio institucional: Câmara Municipal de Lisboa e Estamo – Participações Imobiliárias, S.A.
PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA
No fim-de-semana de abertura, a 15 e 16 de Junho, há um programa inaugural completamente gratuito. Durante as manhãs, as famílias são muito bem-vindas a um espaço pensado para elas – Espaço Criação e Comunidade – com workshops de artistas residentes e convidados.
No primeiro dia (Sábado) destacamos cerimónia oficial de parceiros, seguida de visitas guiadas aos vários espaços (prontos e em construção), a sessão de apresentação do livro “Coisas de Loucos” pela autora Catarina Gomes, seguida de leituras de excertos do livro pelo “Clube dos Inéditos” da companhia O Fim do Teatro. No final da tarde há música, dança e Djset.
No segundo dia (Domingo), apresentamos a 1.ª conversa do ciclo “Passado, presente e futuro do Bombarda” com vários movimentos e personalidades que continuam a defender a preservação do património material e imaterial. A moderação será da arquitecta Ana Jara com a participação de Fernando Jorge (Fórum Cidadania lx), Ruy de Carvalho (Sociedade Portuguesa de Arte Terapia), um representante do Grupo de Trabalho Voluntários para Inventariação do acervo do Hospital Miguel Bombarda, Luís Ferreira (Adjunto da Direção Artística do Teatro Nacional D. Maria II), Marta Silva e Tiago Saraiva (Largo Residências). O dia termina com um concerto do grupo de artistas residentes “Home Ensemble” com músicas que viajam entre o Afeganistão, Cabo Verde, Ucrânia e Portugal.
E como este é um espaço cultural de construção democrática e participativa, temos em permanência um open call aberto a todas as iniciativas que desejam promover actividades nos Jardins do Bombarda.
SÁBADO – 15 Junho
10h30 às 12h – “Os insectos do Jardim”, atelier para famílias com Andreia Salavessa
15h – “Ilusões Abstratas”, atelier para famílias com Carla Lopes (Recreate).
15h às 15h30 – “Jardins a Contar”, sessão de histórias com Elsa Serra (A minha vida tem histórias)
15h30 às 16h30 – “O que encontrei dentro de uma caixa no sótão do Bombarda”, apresentação livro “Coisas de Loucos” com a autora Catarina Gomes
17h – Cerimónia Inaugural
17h30 – Visita aos espaços e acções placemaking
17h30 às 20h – Leituras “Coisas de Loucos”, por Clube dos Inéditos da companhia O Fim do Teatro
17h30-21h – Soul Sista, Dj Set
DOMINGO – 16 JUNHO
10h30 às 13h – “Artista Bombardista!”, atelier de spray arte com Yes You Can Spray
11h-12h – “Pequenas com.posições”, workshop de dança em família com Rita Lucas Coelho
15h – “Nadar ou voar – Animais coloridos”, atelier para famílias com Recreate/Carla Lopes
16h às 18h – 1# Ciclo de Conversas: “Bombarda Passado, Presente e Futuro”. Moderação: Ana Jara (arquitecta) / Convidados(as): Fernando Jorge (Fórum Cidadania lx), Ruy de Carvalho (Sociedade Portuguesa de Arte Terapia), Pedro Janarra (Grupo de Trabalho Voluntários para Inventariação do acervo do Hospital Miguel Bombarda), Luís Ferreira (Adjunto da Direcção Artística do Teatro D. Maria II), Marta Silva e Tiago Saraiva (Largo Residências).
16h – Encontro do grupo de cuidadores dos jardins e hortas do Bombarda, Coletivo Maker – Lucia Caistor
18h – Home Ensemble, concerto com coordenação musical Jon Luz. Músicos: Jon Luz, Danylo Kliutsko, Margarita Kumpan, Francisco Cabral, Francesco Valente, Ricardo Pinto e Ustad Fazel Sapand.
Em Exposição
“Bue Mundele”, instalação de Alice Bué Mundele
“Entre Veios e Voos”, exposição de João Peixe e Sofia Ermida Pinhal
SOBRE
Depois de 11 anos no Largo do Intendente e dois anos no Quartel Largo Cabeço de Bola, é numa parte do desactivado Hospital Miguel Bombarda, na freguesia de Arroios, que o LARGO consegue dar continuidade não só à sua actividade, como também à de vários projectos que colectivamente contribuem para o desenvolvimento local com impacto cultural, social e económico. Em parceria com a ESTAMO, o LARGO Residências encontra o seu 3.º Lugar, que é, mais uma vez, o lugar de muitos outros projectos e iniciativas culturais, sociais e cidadãs: os Jardins do Bombarda – Centro Cultural e Comunitário. É, também por isso, um verdadeiro “Terceiro Lugar de Cultura” enquanto espaço de criação, proximidade, cidadania e impacto social. Os Terceiros Lugares assumem-se enquanto formatos essenciais para o desenvolvimento sustentável, com importância da cultura no direito à cidade e justiça social.
Após o encerramento ao público do centro cultural pop-up do Quartel do Largo do Cabeço de Bola, em Outubro de 2023, a saída definitiva do conjunto de entidades e projectos residentes ocorreu em final de Março de 2024. Ainda que a área dos Jardins do Bombarda seja semelhante à do Quartel, a falta de edifícios capazes de acolher os vários projectos residentes transformou-se num desafio colectivo à criação e colaboração. Parte das entidades, organizada enquanto grupo de trabalho de “Placemaking”, projectou e construiu em conjunto as primeiras instalações modulares que permitiram que praticamente todos os projectos residentes no Quartel tivessem aqui a sua continuidade garantida.
Como não se trata apenas de um “hub” de projectos, mas sim de um centro aberto a outras iniciativas, o LARGO continua a tornar este espaço um lugar de cultura e cidadania. Nesse sentido, a cooperativa lança um open call público para actividades sócio-culturais de projectos quer de criativos residentes quer de criativos externos aos Jardins do Bombarda. Este novo centro cultural e comunitário abre em processo, não por que a obra não está terminada, mas antes por ela ser já parte da sua actividade, uma vez que terá um ciclo de constantes apropriações temporárias de um espaço em permanente criação.
RESIDENTES PERMANENTES – INDIVIDUAIS
Alberto Goes Reis Artes Visuais
Amaya Sumpsi – Antropologia e Cinema
Andreia Salavessa – Artes Visuais
César Rodrigues – Design Gráfico
Francisco Oliveira – Arquitectura e Arte
Kaan Bilaloglu – Artes Visuais
Jaime Lebre – Artes Visuais
Luisa Acabado – Consultora Direitos Humanos
Nicola – Artes Visuais
Nina Fraser – Artes Visuais
Raquel Carvalhais – Música
Sofia Gomes – Cinema
Utku Yavaşca – Artes Visuais
Vasco Burnay – Arquitectura
Vitorino Coragem – Fotografia
RESIDENTES PERMANENTES – COLECTIVOS
A minha vida tem histórias – Biblioteca itinerante
A Palavra – Literatura e cruzamentos disciplinares
Black Polar Bear – Arquitectura e Conservação do Ambiente
Coletivo Maker – Blab de Criativos
Colombina Clandestina – Colectivo Artivista
Coffeepaste – Comunicação Cultural
EMARTE – Escola de Música e Arte
Fórum dos Cidadãos – Cidadania
Ghost – Produção Cultural
Locals Approach – Desenvolvimento Local e Participação
O Fim do Teatro – Teatro
Oficina Alquimia – Formação Artística
Projecto Inocência – Jornalismo e Investigação Independente
Rádio Olisipo – Rádio online
Recostura – upcycling costura
Residências Refúgio – Arte e inclusão social
Sonora Associação Cultural – Cruzamento entre arte, ciência. ecologia e som
Trabalhar com os 99% – Arquitectura e urbanismo
Teatro Griot – Teatro
Wake Up – Agência de Comunicação