TENSHÔ - Iberanime

Tensho
Teatro
Artes Plásticas
Beniko Tanaka
Sábado, Maio 21, 2022 - 11:00 to Domingo, Maio 22, 2022 - 12:00

TENSHÔ
Beniko Tanaka
Teatro de Sombras
21 e 22 Maio 11h
Iberanime, FIL – Feira Internacional de Lisboa
+ info


Sinopse

Após longas viagens, os primeiros Portugueses a chegar ao Japão desembarcam em plena época dos Samurais. Num diálogo entre culturas trocam-se comidas, religiões e armas. Segue-se uma epopeia épica, que traz até à Europa os primeiros representantes do Japão em 1584, chegando os primeiros cristãos japoneses a Lisboa. A viagem do Japão para Portugal demorou dois anos e meio. Tinham como objectivo encontrarem-se com o Papa, em Roma. Na passagem por Portugal, aprenderam a falar português, a tocar instrumentos musicais, dançaram com os nobres e começaram a comunicar na maneira ocidental. Ficaram na Igreja São Roque, visitaram a Torre de Belém, o Palácio de Sintra, a cidade de Évora, etc. Eram muito jovens, entre os 13 e os 14 anos. Um verdadeiro choque de culturas, repleto de emoções e aventuras. 

A peça com manipulação das marionetas de sombras Japonesa ao vivo, inspira-se e baseia-se em factos históricos do livro "Do Japão para o Alentejo" de Tiago Salgueiro.


Ficha técnica e artística

Direcção, criação artística, cenário e marionetas: Beniko Tanaka 
Texto: Beniko Tanaka 
Narração (em gravação): Susana Travassos 
Música original: Tetsuro Naito (tambor Taiko) / Tomoko Takeda ( flauta Shinobue )
Edição de imagem: Miguel Falcato
Entidade promotora e produção executiva: LARGO Residências 

Apoios: PT/2017/FAMI/210 – InFusão e Câmara Municipal de Lisboa

Pesquisa histórica e apoio
Tiago Salgueiro, Autor do livro “Do Japão para o Alentejo” e Toru Suenaga, Historiador de Arima, Minami-Shimabara, Nagasáqui, Japão. 


Sobre

"Tenshô" nasceu do desafio lançado pelo LARGO Residências para a criação de projectos artísticos sobre a multiculturalidade, para integrar o NEXT STOP Festival. Este evento decorreu no Metropolitano de Lisboa em Março de 2019, para celebrar a diversidade residente no eixo da Av. Almirante Reis, através de propostas artísticas de inclusão da comunidade emigrante local. Como parte integrante do Plano de Desenvolvimento Local do GABIP Almirante Reis (Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Arroios e Fundação Aga Khan), contou ainda com o apoio do FAMI (Fundo Asilo Migração e Integração). 

Sobre o projecto
+ info


Apoios

Apoio financeiro
Câmara Municipal de Lisboa - RAAML (Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa)

Apoio à divulgação
Junta de Freguesia de Arroios


 

TENSHŌ from LARGO Residências on Vimeo.

Parcerias