The revolutionary power of truth

Pintura de Valério Giovannini 
Artes Plásticas
Pintura
Valerio Giovannini 
Sexta, Novembro 18, 2022 - 18:00 to Domingo, Novembro 27, 2022 - 23:00

“O poder revolucionário da verdade” é o título da nova exposição de Valerio Giovannini que apresenta 50 obras principais e uma rica série de obras menores. A maioria são óleos sobre tela, mas também estão expostos acrílicos, desenhos, impressões digitais, pinturas sobre fotografias e trabalhos sobre materiais reciclados, outras pinturas recuperadas e transformadas, e desenhos sobre suportes improvisados.

A linguagem estética das obras varia de figurativa, desenho, hiper-realismo e abstração cobrindo um período de seis anos, de 2016 a 2022.

Os temas incluem retratos de transeuntes em Lisboa, elementos arquitectónicos, obras de natureza erótica, trabalhos entre abstracção e figuração e impressões digitais em papel das 'deusas alienígenas'. Mas o verdadeiro tema é a intersecção, sobreposição e interconexão de linhas paralelas de produção pictórica, desenho e ilustração. 

A exposição dialoga com os 400 metros quadrados do espaço 'Hangar' do antigo Quartel da GNR no Largo do Cabeço de Bola e com os códigos desenhados nas paredes que identificam os 50 quadros principais, associando-os a uma frase, ou a um pequeno parágrafo para contar um elemento de verdade ligado à obra e convidar os espectadores a descobrir também o verso das obras. O evento também apresenta os filmes do artista.


The revolutionary power of truth - Valerio Giovannini 
Exposição
16 a 27 de Nov. - Qua.  a Domingo das 12h às 23h
Inauguração 18 Nov. Sex. 18h
Exibição do filme "A $ociedade do$ Porco$" 24 Nov. Qui. 18h
Exibição do filme "A Republica das Bruxas" 25 Nov. Sex. 18h
Finissage 27 Nov. Dom. 18h
Hangar, Largo Residências - Quartel do Largo do Cabeço de Bola

Autoria: Valerio Giovannini
Produção: Largo Residências


A $ociedade do$ Porco$

Comecei o filme em 2019 e demorei três anos a terminá-lo. 
Produzi, escrevi, dirigi e editei todo o filme como uma obra de arte complementar à minha primeira longa-metragem "A Republica das Bruxas". O filme explora o tema do Porco como arquétipo da sombra discutindo vários tópicos: da arte ao lixo, dos Etruscos aos alienígenas, do racismo à política, da espiritualidade a sexualidade, da meditação ao carnaval... Esta interacção é realizada de uma forma poética e filosófica através de uma linguagem cinematográfica que mistura animações e videos. Durante a produção do filme aconteceu a pandemia de Coronavirus e esse facto levou-me a aprofundar ainda mais o argumento e o filme tornou-se uma viagem interior. A banda sonora apresenta uma série de canções originais feitas por amigos músicos.
O filme está legendado em inglês.

The Pig’ $ociety
I started the film in 2019 and it took me three years to finish it. 
I produced, wrote, directed and edited the entire film as a complementary artwork to my first feature film "The Witch Republic". The film explores the theme of the Pig as shadow archetype discussing various topics: from art to trash, Etruscans to aliens, racism to politics, spirituality to sexuality, meditation to carnival...
This interaction is realized in a poetic and philosophical way through a cinematographic language that mixes animations and videos.
During the production of the film the Coronavirus pandemic happened and this fact led me to go even deeper into the script and the film became an inner journey.
The soundtrack features a number of original songs made by musician friends.
The film is subtitled in English.


A República das Bruxas

Produzido, rodado e terminado em apenas 9 meses em 2018, este filme investiga a dimensão filosófica do Yin: feminino, escuridão, magia, irracionalidade, etc...
É um trabalho perfeitamente imperfeito, sincrónico e original, complementar ao meu segundo trabalho "A $ociedade do$ Porco$". 
Durante uma hora e 27 minutos, 80 'bruxas contemporâneas' de todo o mundo encontram-se em Lisboa no primeiro “witchsummit” filmado para debater o caso da Luisa de Lara, processada pela inquisição em 1702. Uma docu-ficção que aborda uma multiplicidade de temas com uma linguagem cinematográfica expressiva e surpreendente na qual a voz das bruxas é a protagonista. A banda sonora apresenta uma série de canções originais feitas por amigos músicos.
O filme está legendado em inglês.

Witchsummit
Produced, shot and finished in just 9 months in 2018, this film investigates the philosophical dimension of Yin: feminine, darkness, magic, irrationality and so on.
It is a perfectly imperfect, synchronous and original work, complementary to my second work "The $ociety of Pig$". 
During one hour and 27 minutes, 80 'contemporary witches' from all over the world meet in Lisbon in the first filmed “Witchsummit” to discuss the case of Luisa de Lara, prosecuted by the Inquisition in 1702. A docu-fiction that addresses a multiplicity of themes with an expressive and surprising cinematographic language in which the voice of the witches is the protagonist.
The soundtrack features a series of original songs by musician friends.
The film is subtitled in English.


Apoios

Apoio financeiro
Câmara Municipal de Lisboa - RAAML (Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa)

Apoio à divulgação
Junta de Freguesia de Arroios


 

Parcerias