"A República Alexandrina" - Residência Aberta - Mostra de Artistas em Residência

a_republica_alexandrina_
Teatro
Residência
Conversa
O Fim do Teatro
Domingo, Agosto 29, 2021 - 17:00

Há cem anos que uma reprodução de A Família de Dário diante de Alexandre, de Paolo Veronese, está no salão nobre da Sociedade Recreativa República Alexandrina. No tempo em que a causa pública fazia sentido, este salão foi palco de discursos, comícios, festas e debates sobre a vida da cidade. No dia em que celebra o seu centenário, e sob o perigo de ter a sua sede vendida, convidados estranhos desenham uma celebração inesperada. Num tempo em que diferentes linhas de possibilidades se cruzam, em realidades paralelas, e que, acima de tudo, duas ideologias se desafiam continuamente, nada, mas mesmo nada, os fará parar de lutar. Lá fora, o som das máquinas e dos violinos começam a ouvir-se.


Ficha Técnica e Artística

Equipa artística: Alice Ruiz, Cláudia Ribeiro, Filipe Abreu, Ivone Fernandes-Jesus, Mário Redondo, Mauro Hermínio, Pedro Baptista, Pedro Saavedra, Rafael Fonseca, Sofia Mestre e Rogério Jacques

Equipa técnica: Patrícia Roque, Rui Miguel Sónia Rodrigues

Parceiro institucional: República Portuguesa – Ministério da Cultura


O Fim do Teatro

Criado em 2019, como consequência da apresentação do espectáculo O Fim do Teatro, este colectivo surge da vontade de questionar os fins do teatro. Para que serve? Para onde vai? Como continuar? Ficaram, assim, e desde logo, assentes as bases de um colectivo, herdeiro de contadores de histórias com interrogações de um mundo pós-dramático e de vários e diferentes questionadores que, encontrados na produção de um texto de teatro, nele se reviram nas suas inquietações e aspirações. A criação do espectáculo como meio de encontrar um fim comum, a diferentes gerações e diferentes estéticas, é o seu objectivo. A República Alexandrina será a quarta criação de Pedro Saavedra para a OF.DT.


A República Alexandrina - O Fim do Teatro
Teatro
Residência Aberta - Mostra de Artistas em Residência
29 Ago. 17h Antigo Quartel da GNR, Largo do Cabeço de Bola

Entrada gratuita 
Reservas até dia 27 de Agosto: comunicacao@largoresidencias.com


Apoio à Residência

Câmara Municipal de Lisboa - RAAML (Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa)
Junta de Freguesia de Arroios

+ info sobre a Residência

Parcerias