Pedrógão Grande: O Direito à Arquitetura pós-incêndio

Pedrógão Grande: O Direito à Arquitetura pós-incêndio
Artes Plásticas
Fotografia
ateliermob / trabalhar com os 99%
Sexta, Fevereiro 3, 2023 - 18:30 to Domingo, Fevereiro 26, 2023 - 23:00

Com esta exposição queremos mostrar o resultado da imersão num quotidiano onde para desenhar e construir um olhar foi necessário questionar e trabalhar a partir do trauma da perda. Mais do que os projectos de arquitectura queremos reflectir e discutir sobre o papel da arquitectura que, em conjunto com outras áreas disciplinares, desempenha na melhoria do nosso ambiente construído - o habitat no seu sentido mais lato. No imediato, o que nos propusemos foi, com cada uma das 7 famílias, imaginar e desenhar uma nova casa, uma nova proposta de espaço doméstico e de intimidade que, em simultâneo, pudesse dar pistas para outras formas de habitar a paisagem. Este foi um projecto feito num tempo que nos pareceu sempre a correr. Tentar que a urgência imposta não nos condicionasse imaginação, nem aos moradores, foi um desafio. Mostrar como o tempo se impôs como variável ao projecto e ao processo e por isso, como a arquitectura pode ou não responder à urgência. No final, expondo as fotografias, queremos que a imagem seja mais do que a ilustração da construção com seus personagens e que elas possam expressar porque defendemos que o acesso à arquitectura é um direito de todos.

Este livro pretende ser um registo e uma reflexão crítica sobre o que foram os trabalhos de assessoria técnica ao Fundo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Pedrógão gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian, os processos de projecto e obra das sete casas construídas e, num contexto de agravamento da crise climática, um contributo para a prevenção, gestão e resposta a futuras situações semelhantes.

Pedrógão Grande: O Direito à Arquitetura pós-incêndio
por ateliermob / trabalhar com os 99% em parceria com Largo Residências
Largo Residências - Quartel do Largo do Cabeço de Bola

Inauguração: 3 Fev. Sex. 18h30
Exposição: 3 a 26 de Fev. - Qua. a Dom. 12h às 23h / Galeria . Pátio Centro

Documentário e conversa: 24 Fev. 18h30
“Pedrógão Grande: Eis Que Fazem Novas Todas as Coisas”
Sala das Armas


Ficha técnica e artística

Autores: Ateliermob / Trabalhar com os 99%
Design gráfico: Ana Teresa Ascensão
Co-Financiamento: DGArtes


Biografia

A Trabalhar com os 99% é uma cooperativa de prestação de serviços que resulta de uma linha de investigação e trabalho desenvolvido no seio do ateliermob, na qual se procura alargar e repensar os limites de intervenção da disciplina da arquitectura e ensaiar outras práticas de trabalho mais próximas de quem precisa.

https://www.facebook.com/WWT99


Apoios ao Largo Residências

Apoio financeiro
Câmara Municipal de Lisboa - RAAML (Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa)

 

 

 

 

Parcerias