Our Stories, Our Stage - Apresentação Teatro Fórum

Workshop de Teatro Fórum - Derman Gülmez
Teatro
Conversa
Derman Gülmez
Quinta, Março 10, 2022 - 19:00

“Durante um mês, duas vezes por semana, nós - enquanto mulheres de diferentes idades, origens e proveniências - reunimo-nos para falar das nossas histórias e falar sobre os tipos de opressão que enfrentámos e  testemunhámos. Aqui e agora, vamos partilhá-las convosco e chamar-vos também ao palco, para partilhar as nossas histórias e fazer parte da solução.”

Nesta apresentação as participantes partilham o trabalho desenvolvido no âmbito de um programa de sessões de Teatro Fórum para mulheres, por Derman Gülmez, no contexto da sua residência artística no LARGO. Esta oficina realizou-se a partir de histórias de vida e temas relacionados com a paz e o conflito à nossa volta. 

O workshop teve a duração de um mês, com sessões duas vezes por semana, e foi aberto apenas a mulheres com mais de 18 anos.

Our Stories, Our Stage - Derman Gülmez
Apresentação do Workshop Teatro Fórum
10 Mar. 19h
Palácio Visconde da Graça, Largo do Intendente  35

A sessão decorre em inglês
Entrada gratuita
Reservas  até às 12h do dia 10 Março para comunicacao@largoresidencias.com 
M/16

NOTA
A apresentação vai ser filmada e deverá assinar uma declaração de cedência de direitos de imagem que vai ser entregue no momento do levantamento da reserva. É condição obrigatória o preenchimento dessa declaração para assistir à sessão. 

 


EN

Our Stories, Our Stage - Derman Gülmez
Forum theater 

During one month, twice a week, we as women of different ages, different origins, backgrounds came together to open up our stories and talk about the types of oppression we have faced, witnessed. And here now, we are going to share them with you and call you to stage as well, to share our stories and to be part of the solution. 

It is not a workshop but an open event to share stories and be part of forum theater so everybody can join. 

Participants: Jane Weber, Laura Nogueira, Catarina Vieira da Silva, Bruna Ledo Pontes, Sinem Taş, Sara Dominguez, Carlota Siborro, Margarida Tavares, Maria Sabatini, Carla Costa and Cricha Costa. 

The sessions is in english
Free entry
Reservations until 12:00 pm of 10th March to: comunicacao@largoresidencias.com 
16 + 

NOTE
The presentation will be filmed and you must sign a declaration of transfer of image rights that will be given when you pick up your reservation. Filling out this declaration is a mandatory condition to attend the session.


Teatro-Fórum

O Teatro-Fórum é uma das técnicas do Teatro do Oprimido que assenta em exercícios e técnicas teatrais que permitem aos participantes explorar as suas histórias e apresentá-las em cena, destruindo as barreiras entre o palco e a plateia, de forma a implementar um diálogo aberto sobre os temas propostos entre o público e as personagens, encontrado uma solução para o problema que é encenado.


Biografia

Derman Gülmez nasceu em Ancara, Turquia. Concluiu a sua primeira Licenciatura em Ensino de Línguas, em 2007. Esteve em Génova para assistir aulas de línguas nesse mesmo ano. Após o seu regresso à Turquia, iniciou o seu mestrado e terminou a sua tese em Estudos de Mulheres e Género, em 2011. Actualmente realiza o seu doutoramento no mesmo departamento. Em 2015, licencia-se em Teatro e Escrita Teatral. Escreveu peças longas e curtas e foi premiada pela peça  "Youtuber Meloş" no Festival Internacional de Teatro de İzmir. Uma das suas peças foi uma das primeiras dez  do Concurso de Escrita de Palco Mitos Boyut do Município de Nilüfer. Teve também outra que peça foi escolhida para ser lida em palco pela Galata Perform. Dirigiu  algumas das peças que escreveu, como "Dizlerinde Yatayım" e "Youtuber Meloş". Co-dirigiu  "Urinetown": The Musical", “Júri (Twelve Angry Jurors)” e “A Carmela” (peça da sua autoria). É tradutora e escritora de histórias, onde tenta encontrar as suas próprias técnicas de escrita. Traduziu de inglês para turco uma peça escolhida para a Eurodram 2021 Selection. Interessa-se por teatro feminista e Teatro do Oprimido. Faz parte de algumas reuniões sobre organização de paz, sendo actriz, fotógrafa, cantora e cineasta amadora.


Apoios

Apoio financeiro
Câmara Municipal de Lisboa - RAAML (Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa)

Apoio à divulgação
Junta de Freguesia de Arroios

 

Parcerias