As nossas histórias, o nosso palco - Workshop de Teatro-Fórum

Our Stories, Our Stage
Teatro
Derman Gülmez
Quinta, Fevereiro 24, 2022 - 21:00

Se realmente gostas de falar de histórias, experiências da vida real, paz e conflito à nossa volta, e se gostas de escrever estas histórias, pensar nelas, colocá-las em palco sob a forma de Teatro-Fórum, participa nesta residência artística. 

O workshop tem a duração de um mês, duas vezes por semana, e está aberto apenas a mulheres com mais de 18 anos.

No final de um mês há uma sessão aberta ao público e as histórias poderão ser publicadas.

Sessões: 3, 8, 10, 15, 17, 22 e 24 Fevereiro (Ter. e Qui.)
Horário: 18h - 21h
Local: Largo do Intendente Pina Manique, 35

Língua: Inglês
Actividade gratuita


Inscrições

Data limite: 1 de Fevereiro
Formulário online


Teatro-Fórum

O Teatro-Fórum é uma das técnicas do Teatro do Oprimido que assenta em exercícios e técnicas teatrais que permitem aos participantes explorar as suas histórias e apresentá-las em cena, destruindo as barreiras entre o palco e a plateia, de forma a implementar um diálogo aberto sobre os temas propostos entre o público e as personagens, encontrado uma solução para o problema que é encenado.


Biografia

Derman Gülmez nasceu em Ancara, Turquia. Concluiu a sua primeira Licenciatura em Ensino de Línguas, em 2007. Esteve em Génova para assistir aulas de línguas nesse mesmo ano. Após o seu regresso à Turquia, iniciou o seu mestrado e terminou a sua tese em Estudos de Mulheres e Género, em 2011. Actualmente realiza o seu doutoramento no mesmo departamento. Em 2015, licencia-se em Teatro e Escrita Teatral. Escreveu peças longas e curtas e foi premiada pela peça  "Youtuber Meloş" no Festival Internacional de Teatro de İzmir. Uma das suas peças foi uma das primeiras dez  do Concurso de Escrita de Palco Mitos Boyut do Município de Nilüfer. Teve também outra que peça foi escolhida para ser lida em palco pela Galata Perform. Dirigiu  algumas das peças que escreveu, como "Dizlerinde Yatayım" e "Youtuber Meloş". Co-dirigiu  "Urinetown": The Musical", “Júri (Twelve Angry Jurors)” e “A Carmela” (peça da sua autoria). É tradutora e escritora de histórias, onde tenta encontrar as suas próprias técnicas de escrita. Traduziu de inglês para turco uma peça escolhida para a Eurodram 2021 Selection. Interessa-se por teatro feminista e Teatro do Oprimido. Faz parte de algumas reuniões sobre organização de paz, sendo actriz, fotógrafa, cantora e cineasta amadora.


Apoios

Apoio financeiro
Câmara Municipal de Lisboa - RAAML (Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa)

Apoio à divulgação
Junta de Freguesia de Arroios

Parcerias