
“Não estou pensando em nada
E essa coisa central, que é coisa nenhuma,
É-me agradável como o ar da noite,
Fresco em contraste com o verão quente do dia,
Não estou pensando em nada, e que bom!”
Não Estou Pensando em Nada, Álvaro de Campos, in "Poemas"
Num ano de Largo do Intendente vazio e frio, quando menos esperávamos, lá vinha el@: para transformar o momento do dia. Um número de patinagem trans. Um corpo virtuoso a reagir com o espaço e com as pessoas em redor: Eubrite, a patinadora mais famosa de Lisboa.
Um dia, de repente, ao ter por perto um grupo de crianças fascinadas, começou, subitamente, a transformar-se em Princesa Frozen. Claro, sem nunca perder a essência da sua persona. Era uma Frozen poética a revelar a sua peruca, que caía. Afinal, era um homem. Um homem que lhes mostrava que podia ser super elegante com linhas de contos de fadas. E foi assim que aprenderam o que era uma peruca, o conceito de homem que se pode vestir de mulher, e vice-versa. Sem uma única palavra. Só com a sua performance.
Desta vez, quisemos propor um encontro diferente. Convidamos o coreógrafo Ricardo Machado para um desafio coreográfico com Eubrite pelos espaços do Intendente numa nova sessão de Mais Vivo Que Ao Vivo para o Dia Mundial da Poesia.
Continuamos com esta iniciativa, criada em plena pandemia em 2020, para retratar, com arte e amor, a realidade que se vive hoje, para que não nos esqueçamos amanhã.
Ficha técnica e artística
Interpretação e co-criação: Eubrite
Direcção artística: Ricardo Machado
Vídeo: Tiago Leão
Um conceito e produção: Largo Residências
Transmissão ONLINE
Mesmo em ambiente de pandemia o LARGO Residências decidiu, na medida das suas possibilidades, dar continuidade à sua programação regular, ainda com menos eventos numa fase inicial, e agora em versão online, fazendo igualmente um esforço de realizar o pagamento dos cachets aos artistas que se apresentam para, de algum modo, também contribuir para a sua sustentabilidade neste período.
Apoios
Câmara Municipal de Lisboa - RAAML (Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa)
Junta de Freguesia de Arroios
Largo Residências · Entrevista - Ricardo Machado: “O criador deve-nos, acima de tudo, fazer questionar e pensar.”