"L’après-midi de deux sportifs": Residência Aberta - Mostras de Artistas em Residência

Fotografia "L’après-midi de deux sportifs"
Dança
Ricardo Machado, Paulo Mota e Pedro Salvador
Quinta, Julho 29, 2021 - 19:00

“L’après-midi de deux sportifs” é um projecto de investigação para a criação de um espectáculo sob a forma de um dueto-sequela, que explora dois estados psicomotores muito distintos, confrontando-os. Por um lado, o estado inerente à prática do treino desportivo onde sobressai o esforço, a transpiração, o trabalho, a transcendência e a repetição.

Por outro, o universo lânguido do poema “L’après-midi d’un faune” de Stéphen Malarmé, a invocar uma corporalidade sem tónus, um modo de estar em ideação e repouso, em pura fruição sensorial e sensual. Este dueto será coreografado por Ricardo Machado e terá interpretação do mesmo e de Paulo Mota. Terá música criada e interpretada ao vivo por Pedro Salvador.

Stéphen Malarmé escreveu, em 1876, o poema simbolista que inspiraria a sinfonia “Prélude à l’après-midi d’un faune”, de Claude Debussy (1894) bem como a criação de um dos primeiros bailados modernos por Vaslav Nijinsky (1912). Em todos os casos, este texto parece ter semeado um momento de viragem nos modos de estar artísticos.

Propomo-nos investigar sobre a importância que estes três produtores culturais em áreas tão diferentes – a literatura, a música e a dança – atribuíram, no fim do séc. XIX e inícios do séc. XX, a um certo modo de estar mais ligado à fruição sensorial. Propomo-nos, ainda, investigar sobre as ideias de desdobramento e múltiplo, a partir da consulta de arquivos de cronofotografia, uma prática fotográfica popular no fim do oitocentos e que permitiu aprofundar o estudo científico sobre o movimento.


L’après-midi de deux sportifs 
Dança
Residência Aberta - Mostra de Artistas em Residência
29 Jul. 19h Quartel da GNR, Largo do Cabeço de Bola

Entrada gratuita 
Reservas: producao@largoresidencias.com 


Equipa

Coreografia: Ricardo Machado
Interpretação: Paulo Mota e Ricardo Machado
Música: Pedro Salvador
Desenho de luz: Cláudia Valente
Produção: Outro Vento
Co-produção: Circolando, Largo Residências, Lavrar o Mar
Apoio: DGArtes


Apoio à Residência

Câmara Municipal de Lisboa - RAAML (Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa)
Junta de Freguesia de Arroios

info

Parcerias