Injustaposição

Injustaposição © ROD
Artes Plásticas
Rod
Quinta, Setembro 23, 2021 - 15:00 to Domingo, Setembro 26, 2021 - 23:00

Sobreposição é um marcador que caracteriza a prática da arte urbana. A efemeridade de uma obra dura o tempo de ser coberta por outro objecto qualquer. A sua existência permanece disponível até que seja suprimida por uma nova camada de papel ou de tinta.

Nesta exposição, Rod invoca a práctica da arte de rua como ponto de partida para criar camadas simbólicas das ontologias coloniais que se justapõem sobre às identidades das pessoas negras. O artista utiliza o grafismo das palavras e de símbolos a partir da transparência e da opacidade dos suportes a fim de elaborar um objecto estético que convoca a justaposição de imagens como elemento central que se cola e ofusca a figura do próprio autor. No jogo das camadas, Rod quer provocar a sensação de densidade e de bloqueio da visão causada por simbologias que se põem à frente da figura humana das pessoas negras como um muro de papéis embaçados. Assim, INJUSTAPOSIÇÃO é também um convite à escavação social. A supressão das camadas, torna mais visível o que está encoberto.

 


BAIRRO EM FESTA 2021 - Parte II : A festa continua...

23 - 26 Setembro 2021
Quartel da GNR , Largo do Cabeço de Bola, Lisboa
Concertos / Espectáculos / Exposições / Feira de Arte

O BAIRRO EM FESTA é uma iniciativa cultural co-promovida pelo LARGO Residências, Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC e Junta de Freguesia de Arroios, em parceria com a Rede Local de Parceiros Sócio-Culturais em torno do Eixo Almirante Reis (Intendente, Pena, Anjos e Arroios).

Co-financiamento: Compete 2020 - Portugal 2020 - União Europeia (FEDER).

Parceiros de programação: Clube Atlético de Arroios, Crew Hassan, desvio, Fablab Lisboa, Misturado, MOVEA, Renovar A Mouraria, Roundabout.Lx, Sirigaita, Trabalhar com os 99% - Working with the 99%, Toca das Artes, BOTA, Wamãe - Antropologia Pública, Zona Franca Nos Anjos

Entidade participantes: Caracol POP, Frame Colectivo, Colectivo Warehouse, Irmãs Oblatas, Fundação Aga Khan Portugal, Lugar Específico, entre outros.

Todos os eventos e actividades do Bairro em Festa 2021 decorrem em espaços com controlo de acessos de modo a manter a distância de segurança entre participantes na circulação dentro do recinto e também na plateia (cerca de 1m) cumprindo as actuais normas da Direcção Geral de Saúde.

A programação do Bairro em Festa 2021 pode ser alterada ou cancelada por motivos imprevistos.

+ www.bairroemfesta.pt


Ver álbum de imagens

Parcerias