Estúdio do Bairro

© Estúdio de Bairro - Exposição de Nicole Sánchez
Fotografia
Nicole Sánchez
Quinta, Fevereiro 3, 2022 - 18:00 to Segunda, Fevereiro 28, 2022 - 22:00

Exposição de fotografia
03 a 28 de Fevereiro 2022
Largo Café Estúdio e Espaço mais uno +1
Largo do Intendente 18 e 17

Vernissage - 3 Fev. das 19h às 21h
Finissage - 24 Fev.das 19h às 21h

Horário da exposição
Ter. a Dom. 12h às 24h
Seg. encerrado

Sessões para retratos fotográficos
Quintas-feiras - 3 e 17 Fev. 18h às 19h30
Terças-feiras - 8 e 22 Fev. 11h às 12h30
Sextas-feiras - 11 Fev. 21h às 22h30
Sábado - 12 Fev 14h às 15h30
Domingos - 6 e 20 Fev. 15h às 16h30
Dia da finissage (24 Fev.) 16h às 17h30

Participação gratuita


Sinopse

O mês de Fevereiro no Largo Café Estúdio e no espaço-projecto “mais uno +1” é dedicado à fotografia. O projecto Estúdio do Bairro de Nicole Sánchez procura capturar a essência da comunidade do Intendente ao reavivar uma tradição que — com o passar do tempo, o aparecimento dos fotomatons, das máquinas digitais compactas e dos smartphones — se tornou extinta.

Os estúdios fotográficos de rua representaram durante décadas um lugar de celebração, de reunião, de ritual, onde pessoas, amigos e famílias se juntavam em ocasiões especiais (e não só), enfeitando-se com o seu vestido mais bonito ou mais brilhantina no cabelo do que era habitual. Ao mesmo tempo, estes estúdios tornavam-se também um local de arquivo: nas suas montras agregavam-se os rostos aperaltados da vizinhança, as fotografias de passe, os retratos de família, ou as imagens do bebé que acabava de nascer. Via-se espelhado cada rosto que construía esse bairro, essa comunidade, essa família extensa.

Ao reconstruir no espaço-projecto “mais uno +1” este “estúdio do bairro”, Nicole procura confortar a nostalgia por um lugar de encontro consumido pelo tempo. Durante um mês, os vizinhos poderão de novo colocar a sua melhor gravata, usar o seu verniz mais brilhante, e unirem-se para uma foto. Uma foto que podem levar para casa, emoldurar, e colocar na parede da sala, para relembrar que, afinal, pertencem a algo mais uno. Como uma montra, o Largo Café Estúdio apresenta os resultados do Estúdio de Bairro que foi montado em Dezembro de 2021 durante o Almoço de Natal Comunitário “A Luísa Convida” e novamente em Janeiro numa celebração de um novo ano.


Biografia

Nicole Sánchez é uma fotógrafa que trabalha com registos antropológicos e do quotidiano. Trabalha entre o digital e o analógico, acumulando diferentes arquivos visuais. Através destes processos emergem ações que partem de e para o território. Desde cedo nutriu o gosto pela fotografia, tendo explorado a dinâmica analógica na fotografia documental ‘caseira’, registrando as suas viagens, acontecimentos em família, na escola e com amigos. Em 2018 deixou a sua profissão de arquitecta que exerceu durante quinze anos, para dedicar-se à fotografia a tempo inteiro. Torna‐se evidente a sua necessidade no registo, por forma a criar memórias, e isso é transversal ao seu trabalho fotográfico. Reside em Lisboa desde 1997, tendo efectuado estudos ao nível do secundário em Madrid. Licenciou-se em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Encontra-se em residência artística no Largo Residências com este projecto 'Estúdio do Bairro'.


mais uno + 1

mais uno + 1 é um espaço-projeto no Largo Residências que busca explorar hipóteses de relações entre: 1 espaço aberto + Largo do Intendente + artista do mês + a comunidade + tu. O que aqui acontece? Um ateliê aberto, um projeto artístico, um processo participativo, uma exposição, uma hipótese. Tudo isto ao mesmo tempo.


Apoios

Apoio financeiro
Câmara Municipal de Lisboa - RAAML (Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa)

Apoio à divulgação
Junta de Freguesia de Arroios

Parcerias