Domingos de Criação

Domingos de Criação
Literatura
Artes Plásticas
Pintura
Fotografia
Instalação
mais uno + 1
Domingo, Março 6, 2022 - 11:00 to Sábado, Abril 16, 2022 - 23:30

Curadoria: mais uno + 1
Exposição - 6 de Março a 17 de Abril 2022
Largo Café Estúdio e Espaço mais uno +1 
Largo do Intendente 17 e 18

Finissage - 31 Mar. 19h - Lançamento da Zine


Actividades

Palavras
03 Mar. 11h ás 18h - Domingo de Palavras
10 Mar. 17h às 20h - Quinta-feira Open day
vem falar, conversar, escrever, declamar, gravar

Imagens
13 Mar. 11h às 18h - Domingo de Imagens
17 Mar. 17h às 20h - Quinta-feira  Open day
 Vem fotografar, ver e ser retratado

Linhas
20 Mar. 11h às 18h - Domingo de Linhas
24 Mar. 17h às 20h - Quinta-feira Open day
Vem desenhar, bordar, riscar, imaginar, conectar

Movimentos
27 Mar. 11h ás 18h - Domingo de Movimento
31 Mar. 17h às 20h - Quinta-feira  Open day
vem movimentar, dobrar, entrelaçar, animar, interagir, remisturar


Sinopse

Em plena ditadura militar no Brasil — e três anos antes do seu fim em Portugal — aconteceram em 1971, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, os “Domingos de Criação”. Pela iniciativa de Frederico Morais, e pela ação e imaginação das centenas de pessoas que se foram reunindo, a cada domingo sucedeu-se um acto de criação, diálogo e celebração colectiva. Esta acção assumiu-se como um verdadeiro rasgo político numa altura em que a liberdade não era uma possibilidade.

Neste ano de 2022, no Largo do Intendente, em Lisboa, vamos relembrar os “Domingos de Criação” no Largo Café Estúdio. Como parte da Cooperativa Cultural LARGO Residências, também aqui foram acontecendo muitos Domingos dedicados à cultura e à arte. Ao longo dos últimos 10 anos, o Café tem pulsado neste LARGO como centro de encontro e diálogo do Bairro Intendente. 

Nestas últimas acções do Largo Café Estúdio no Largo do Intendente, convidamos-te a criar connosco. Cada Domingo deste mês é dedicado a uma forma de expressão — palavras, imagens, linhas, movimentos — em homenagem a todas as pessoas, artistas e trocas que por aqui passaram, e os diversos tipos de linguagem utilizados. Agarra esta oportunidade para te despedir do Café Estúdio, agradecer-lhe e dizer que lhe pertences, que vive em nós e continuará a perdurar no tempo.  

Em simultâneo, no adjacente mais uno +1, um espaço-projecto da Cooperativa Cultural LARGO Residências que busca explorar hipóteses de relações entre 1 espaço aberto + Largo do Intendente + artistas + a comunidade + tu, acumularemos os afectos e expressões trocados ao longo destes Domingos num projecto de fanzine.  A fanzine torna-se um ateliê aberto, um projecto artístico, um processo participativo e uma exposição arquivo, onde as palavras ditas, as imagens capturadas, as linhas desenhadas e os movimentos realizados serão unidos e imortalizados nas páginas de uma pequena publicação. 

O que foi para ti o Largo Café Estúdio? Esta é a nossa despedida, o nosso até já, a nossa celebração colectiva. 

mais uno + 1
mais uno + 1 é um espaço-projeto no Largo Residências que busca explorar hipóteses de relações entre: 1 espaço aberto + Largo do Intendente + artista do mês + a comunidade + tu. O que aqui acontece? Um ateliê aberto, um projeto artístico, um processo participativo, uma exposição, uma hipótese. Tudo isto ao mesmo tempo.


Apoios

Apoio financeiro
Câmara Municipal de Lisboa - RAAML (Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa)

Apoio à divulgação
Junta de Freguesia de Arroios

 

Parcerias