Bordar Magoa – desenhos sobre o bordado

Bordar Magoa
Artes Plásticas
Rita Dias
Sexta, Novembro 5, 2021 - 19:00 to Terça, Novembro 30, 2021 - 22:00

Estes trabalhos reflectem sobre as dificuldades da criação, ao explorar territórios novos como o da arte têxtil, ao iniciar uma arte colaborativa. Tesouras, agulhas, linhas falam da construção de algo, de rupturas com o passado e como em quase todos os processos de transformação, a  dor está presente. Por vezes até a dor física. Nestes desenhos as figuras femininas torcem-se em posturas impossíveis, mas nem por isso se detêm no acto de bordar.  Não podem e não querem parar.

Em Julho de 2021, Rita Dias apresentou os seus trabalhos bordados na Tinta dos Nervos - Livraria e Galeria. Agora mostra os seus desenhos a tinta da china em torno do acto de bordar e alguns novos bordados. A este núcleo juntam-se ainda alguns desenhos realizados durante o mesmo período, no decorrer dos últimos dois anos, e que mantêm fortes afinidades com o núcleo principal.

A artista tem trabalhado o bordado colectivo no âmbito do projecto Residências Refúgio com  “Entre Daca e Lisboa – Um bordado colectivo” onde pessoas com e sem conhecimento técnico de bordado foram convidadas a participar num bordado colectivo de um pano desenhado por Nibir Rahman, oriundo do Bangladesh.


Biografia

Rita Oliveira Dias nasceu em 1976, estudou História da Arte na Faculdade de Letras de Lisboa, tendo depois frequentado Arqueologia. Embora a prática do desenho tenha estado sempre presente, a experiência de participação nos Urban Sketchers trouxe o acto de desenhar para o centro do seu quotidiano. Frequentou workshops de ilustração no CIEAM (Faculdade de Belas Artes)com Richard Camara, Bernardo Carvalho e Daniel Lima.

Em 2013 começa a autoedição de fanzines que reúnem desenhos realizados durantes os ensaiosde grupo de teatro, com grupos como os Artistas Unidos e Primeiros Sintomas.

Além do seu trabalho mais pessoal, tem vindo a ilustrar contos, capas de discos e livros. Trabalha principalmente com tinta-da-china. Em 2019 começa a bordar, adaptando e criando novos desenhos para este meio. Em 2021 dá os primeiros workshops relacionados com o bordado inserido no Festival Bairro em Festa (Largo Residências), no Mercado P´la Arte (Plataforma P´la Arte) e na Livraria Tinta nos Nervos, onde mostrou pela primeira vez estes trabalhos em bordado.


Apoios

Apoio financeiro
Câmara Municipal de Lisboa - RAAML (Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa)

Apoio à divulgação
Junta de Freguesia de Arroios

 

Parcerias