Bairro em Festa 2021

Bairro em Festa 2020 © Ivo Rodrigues
Concerto
Música
Cinema
Video
Dj Set
Performance
Teatro
Dança
Conversa
Workshop
Gastronomia
Artes Plásticas
Pintura
Fotografia
Instalação
Infantil
Surma, Salvador Sobral, Francesco Valente, Maze, Cacique 97, Diogo Picão, Olmo Marín, Diogo Duque, Rod, Nuno Saraiva, OzeArv, Frame Colectivo, O Fim do Teatro, Projecto Ruínas, Raparigas do Groove, Aldara Bizarro, Amanda Caju, André Luís Alves e Melanie Ferreira, Irmãos Bellini, Margarida Barata, Mariana Ferreira, Pedro Bettencourt, Rita Neves, Sambacalao, Sofia Valadas, Warehouse Collective, Ana Ventura, Albina Petrolati, Cláudia Gaiolas, Elena Castilla, Mariana Portugal, Tânia Cardoso e Rogério Paulo
Segunda, Junho 28, 2021 - 11:00 to Domingo, Julho 4, 2021 - 22:00

BAIRRO EM FESTA 2021
28 Jun a 4 Jul
Intendente . Anjos . Pena . Arroios
Concertos / Espectáculos / Cinema / Exposições / Ateliês / Debates / Feiras

Todos os eventos e actividades do Bairro em Festa 2021 decorrem em espaços com controlo de acessos de modo a manter a distância de segurança entre participantes cumprindo as actuais normas da Direcção Geral de Saúde. Os eventos podem ser alterados ou cancelados por motivo de força maior. 

Todas as actividades são gratuitas, sujeitas a reserva, a partir de dia 16 de Junho e até 24h antes de cada evento para o email reservas@bairroemfesta.pt. São permitidas até duas reservas por pessoa e o pedido deve referir o nome e data do espectáculo no assunto do email e está sujeito a confirmação.  


As festas do bairro são sempre um momento de pulsação colectiva. O coração-bairro que sempre ilustrou este festival representa identidade, diversidade, inclusão, diálogo e participação através da Cultura e a sua relação com o território.

A missão do Festival passa por uma convivência integrada e integradora, num bairro aberto (neste caso quatro bairros que partilham um perfil semelhante) que acolhe o global sem perder de vista a sua essência local numa oferta diversificada que sublinha as características de uma zona multicultural, com vida de dia e de noite: Intendente, Anjos, Pena e Arroios.


PROGRAMAÇÃO

O Bairro em Festa 2021 continua a ser fiel a uma linha de programação que cruza gerações e tendências. A coluna vertebral - Av. Almirante Reis - suporta os órgãos vitais desta zona da cidade: os bairros do Intendente, Anjos, Pena e Arroios, onde, em diferentes lugares, criamos recintos mais ou menos improvisados para a programação que um colectivo de cerca de 20 entidades locais, e quase 200 trabalhadores da cultura oferecem à comunidade, com concertos, espectáculos e workshops para famílias, exposições e instalações, debates, cinema e uma feira de arte no Meeting Point do Festival: o antigo Quartel da GNR no Largo do Cabeço de Bola.

No lado oposto ao Quartel da GNR (Jacinta Marto) está o palco principal que na Quinta-feira, dia 1 de Julho, inaugura o Festival com Surma. Na Sexta-feira, dia 2, é a vez de Maze e Francesco Valente. O Sábado, dia 3, será inesquecível com “Noche de Ronda”, um concerto de canções mexicanas em que Salvador Sobral se faz acompanhar por Diogo Picão, Olmo Marín, Diogo Duque e Francesco Valente. O encerramento da edição de 2021 é no Domingo, 4 de Julho, a cargo de Cacique 97.

No campo das artes visuais teremos exposições em vários espaços do Bairro. O Quartel da GNR acolhe várias exposições. Em "Injustaposição", Rod invoca a prática da arte de rua como ponto de partida para criar camadas simbólicas criadas por ontologias coloniais que se sobrepõem sobre as identidades das pessoas negras. Teremos ainda a exposição de fotografia “Diários de uma Quarentena em Risco” de Nuno Saraiva. A arte urbana está representada por OrzeArv. Já o Largo do Intendente, onde este festival teve lugar tantos anos, acolhe uma instalação chamada SlowStudio que revisita as narrativas urbanas que o Frame Colectivo recolheu da comunidade em 2016 neste mesmo largo.

Tal como no ano passado, os Recantos Performativos espalham-se por várias ruas e artérias do bairro, ocupando espaços culturais (e outros não convencionais) de alguns parceiros do festival. Entre vários artistas, temos a participação de O Fim do Teatro, Projecto Ruínas, Raparigas do Groove, Aldara Bizarro, Amanda Caju, André Luís Alves e Melanie Ferreira, João Carneiro e Rui Carneiro, Margarida Barata, Mariana Ferreira, Pedro Bettencourt, Rita Neves, Sambacalao (Diogo Picão e Olmo Marín), Sofia Valadas, entre outros.

O colectivo El Warcha, que no ano anterior construiu e apresentou o Cine à Roda, traz-nos este ano a Cozinha à Roda: uma cozinha itinerante que dá a conhecer à comunidade, num encontro gastronómico, o processo de trabalho desenvolvido ao longo de alguns meses com um conjunto de pessoas em situação de vulnerabilidade neste atelier de design social.

As Festinhas no Bairro englobam uma programação pensada para todas as idades mas que pisca o olho aos mais novos. Este ano tem lugar no Campo dos Mártires da Pátria, numa estrutura especialmente concebida para este recinto-natural, criando um anfiteatro a céu aberto chamado “À Roda da Festa”, construído numa oficina participativa com a comunidade local sob a coordenação dos Warehouse Collective. Diariamente espectáculos e workshops, com criações de Ana Ventura, Albina Petrolati, Cláudia Gaiolas, Elena Castilla, Mariana Portugal, Tânia Cardoso e Rogério Paulo.

A Praça das Novas Nações (Anjos) é a arena habitual de acções sobre a cidade. Dos debates às conversas com pessoas enquanto bibliotecas, há também uma grande preocupação sobre a cidade para e com as crianças, presente tanto na exposição “Rua de Crianças” como numa acção de placemaking, onde no Sábado o trânsito da praça é parcialmente interrompido para as ruas serem tomadas de assalto dando lugar ao jogo e à brincadeira deste e de outros tempos.

Ao Mercado de Culturas retomam os workshops, mostras de teatro e música com a comunidade e o ciclo de cinema programado pelo já habituais Doc Lisboa, Cinema du Dessert e Left hand Rotation.


Este ano alargamos ainda a nossa programação a outro Mercado, o de Arroios, com um exposição participativa dos alunos das escolas do ensino básico da Junta de Freguesia de Arroios a partir do livro “Onde foi parar a bola”, um trabalho para a infância sobre questões de género, e um encontro gastronómico e saberes pelo projecto “Banca 33”, desenvolvido com a comunidade deste mercado.


O BAIRRO EM FESTA é uma iniciativa cultural co-promovida pelo LARGO Residências, Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC e Junta de Freguesia de Arroios, em parceria com a Rede Local de Parceiros Sócio-Culturais em torno do Eixo Almirante Reis (Intendente, Pena, Anjos e Arroios).

Co-financiamento: Compete 2020 - Portugal 2020 - União Europeia (FEDER).

Parceiros de programação: Clube Atlético de Arroios, Crew Hassan, desvio, Fablab Lisboa, Misturado, MOVEA, Renovar A Mouraria, Roundabout.Lx, Sirigaita, Trabalhar com os 99% - Working with the 99%, Toca das Artes, BOTA, Wamãe - Antropologia Pública, Zona Franca nos Anjos. 

Entidade participantes: Caracol POP, Frame Colectivo, Colectivo Warehouse, Irmãs Oblatas, Fundação Aga Khan Portugal, Lugar Específico, entre outros.

www.bairroemfesta.pt

Programação sujeita a alterações.

Parcerias