A avó não me contou + CENTRO À Janela

A avó não me contou
Artes Plásticas
Pintura
Lígia Fernandes
Quinta, Janeiro 20, 2022 - 19:00 to Segunda, Janeiro 31, 2022 - 23:30

Nesta exposição partilhamos alguns momentos da acção "Centro à Janela", do projecto CENTRO, realizado durante a pandemia COVID 19, entre Junho e Setembro de 2020. Desta acção fez parte "Retratos de Família", um trabalho da artista Lígia Fernandes que deu origem a "A avó não me contou": uma recolha-em-progresso das histórias e imagens de vida da geração mais antiga de mulheres em diferentes partes do mundo.


A avó não me contou

Desde março de 2020 com o despoletar da pandemia de COVID-19, foram encerrados em Portugal a maioria dos espaços comunitários — entre eles o do Centro de Dia da Nossa Senhora dos Anjos, em Lisboa. Para muitos dos seus utentes, as actividades do centro de dia eram os únicos momentos de interacção social do seu quotidiano. A pandemia revelou-se especialmente difícil para a geração mais idosa, que se viu confinada em casa, em situações de solidão extrema. Foi neste contexto que recebi um convite urgente do LARGO Residências para desenvolver uma iniciativa artística com os utentes do Centro de Dia da N. Sra. dos Anjos.

O projecto “retratos de família” fez parte dessa iniciativa. Foi o primeiro que realizei depois da ocorrência da pandemia. Foram várias semanas de recolha das imagens e histórias de vida das diferentes utentes. A recolha consistia em visitas às suas casas e a uma conversa que decorria ao ritmo da viragem das páginas dos seus álbuns de família. Estórias de vida com muitas pausas e recomeços. 

Desta iniciativa nasce o projecto "A avó não me contou": uma recolha-em-progresso das histórias e imagens de vida da geração mais antiga de mulheres em diferentes partes do mundo. Re-construo, através do desenho, uma narrativa feminina da história que ficou por escrever. Em Janeiro de 2022, regresso às imagens recolhidas no espaço “mais uno +1”.
 

mais uno + 1

Mais uno +1 é um espaço-projeto no Largo Residências que busca explorar hipóteses de relações entre: 1 espaço aberto + Largo do Intendente + artista do mês + a comunidade + tu. O que aqui acontece? Um ateliê aberto, um projecto artístico, um processo participativo, uma exposição, uma hipótese. Tudo isto ao mesmo tempo.


Centro

Centro, um projecto sócio cultural para população sénior do LARGO Residências em parceria com o Centro de Dia N. Srª dos Anjos (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), MOVEA, FERMENTA, Junta de Freguesia de Arroios, Fundação Aga Khan Portugal, com apoio da Câmara Municipal de Lisboa / Energia BIP/ZIP.
+ info 


Projecto - 15 a 20 de Janeiro
Exposição - 20 a 31 Jan. 
Inauguração - 20 Jan. 19h
Finissage - 31 Jan. 18h30
Largo Café Estúdio, Largo do Intendente 17
mais uno + 1, Largo do Intendente 18


BIOGRAFIA

Lígia Fernandes (Setúbal, 1985) é uma artista visual residente em Lisboa.
Licenciada em Desenho pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde frequenta o Mestrado em Pintura, com intercâmbios Erasmus na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Montenegro, Academia de Arte da Letónia e Academia de Artes da Estónia. Possui, adicionalmente, uma licenciatura e mestrado em Economia, pela FCEE-UCP.
Desenvolve, desde 2017, investigação, exposições, projetos artísticos e educativos no cruzamento entre o desenho, a arte socialmente implicada e a etnografia. Utiliza o desenho como ferramenta de diálogo com a sociedade e o território, para fomentar a partilha, o diálogo e a reflexão.
Há, em todo o seu trabalho, a noção constante de ser Portuguesa.


Apoios

Apoio financeiro
Câmara Municipal de Lisboa - RAAML (Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa)

Apoio à divulgação
Junta de Freguesia de Arroios

 

Fotografia © Nicole Sánchez

Parcerias