Art & Craft Refúgio - Piquenique Bordado

Bordado - Grupo Art & Craft Refúgio
Artes Plásticas
Rita Dias
Sábado, Março 19, 2022 - 12:00

O Largo Residências, com a coordenação da artista em residência Rita Dias, convida todas/os a virem bordar durante um piquenique no dia 19 de Março, das 12h às 14h, juntamente com o grupo Art&Craft Refúgio do projecto Residências Refúgio, com o apoio do Núcleo de Bordado, no Jardim do Campos dos Mártires da Pátria. 

A prática colectiva do bordado e a partilha generosa de conhecimento, são formas de criar entendimento e pontes entre culturas diferentes. Vivemos um tempo de extremismo em que novas guerras emergem e outras permanecem há tanto tempo que nos esquecemos que existem. Bordar com desconhecidos é mais uma forma de conhecer pessoas com outras culturas e histórias, criando pontes para um maior humanismo.

Para a participação não é necessário um conhecimento prévio, qualquer pessoa pode aprender e vamos ter alguns materiais básicos que podemos emprestar durante a sessão. Para quem já tem o hábito de bordar pede-se que tragam o próprio material (bastidor, linhas).  Também se aceitam doações para o grupo ART & CRAFT REFÚGIO. 

Vamos bordar um longo pano com alguns desenhos realizados nos encontros Art & Craft Refúgio, aos quais vamos acrescentar novos desenhos sugeridos por quem vier bordar. Este é o primeiro encontro de uma iniciativa que tentaremos continuar a realizar de forma regular. 


Residências Refúgio

Um projecto do Largo Residências, em parceira com o Fórum Refúgio Portugal e a Fundação Aga Khan Portugal com o apoio do programa Energia BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa

 

ART & CRAFT REFÚGIO é um colectivo de pessoas que colabora na prática da arte e artesanato. Partilham o  imaginário colectivo e descobrem novos significados através da criação artesanal e do desenho, falando uma linguagem comum que não é feita de palavras, mas sim de imagens e do processo de fazer.

Desde maio de 2021, um grupo de migrantes e refugiados oriundos de várias partes do mundo tem-se vindo a reunir no Largo Residências. Nestes encontros, foram aprendendo vários métodos artísticos e feitas várias experiências de gravura, desenho, ilustração, encadernação, serigrafia e bordados que resultaram em bonitos objectos e workshops que levam a exposições, feiras e festivais.

 

Fotografia © Nicole Sánchez / 2022

Parcerias