5 minutos para te conhecer - Feira do Livro de Santa Cruz (Madeira)

5 minutos para de conhecer de Lígia Fernandes
Performance
Artes Plásticas
Pintura
Instalação
Lígia Fernandes
Sábado, Abril 23, 2022 - 16:00 to Segunda, Abril 25, 2022 - 17:00

Um convite ao retrato
Instalação / Performance participativa de desenho

M/3
Duração: 3h

23 Abril às 16h
24 Abril às 15h45
25 Abril às 14h
Feira do Livro de Santa Cruz (Madeira)

+ info


Sinopse

5 minutos para te conhecer é uma instalação de retratos em construção ao longo de um encontro, de uma festa, de uma reunião, de uma união. Durante 3 horas, os participantes são convidados a sentar-se e a ser desenhados. O desenho é o instrumento para a conexão humana, uma forma profunda de conhecer o outro.
Numa sala, num átrio, no foyer de um teatro, num museu, num jardim, num terraço ou uma praça, estará instalada uma bancada de trabalho, com alguns lugares para se sentar, e vários panos pendurados. Um cronómetro é colocado em cima da mesa e marca o tempo de 5 minutos, altura em que termina o tempo de desenho e se passa à pessoa seguinte.
Durante a performance os participantes são convidados para se sentarem durante 5 minutos no lugar do observado ou o tempo que desejarem no lugar do observador, para desenharem ou serem desenhados. Os panos vão sendo preenchidos com os retratos. Neles, vai sendo construída a exposição que registra quem faz parte deste momento, desta união.
Trata-se de uma instalação/performance que resulta numa exposição que, depois de finalizada, pode ser colocada num outro espaço e visitada em qualquer outro momento, em qualquer lugar. Também se podem colocar umas mesas com papel e tinta de forma a convidar os desenhados a colocar-se, também, no papel do desenhador, podendo levar os desenhos que realizarem para casa.

Uma exposição participativa e comunitária, onde a entidade que a acolher têm a oportunidade de ficar com uma instalação representativa da sua comunidade.


Ficha técnica e artística

Criação e execução: Lígia Fernandes
Entidade promotora: Largo Residências

 

Parcerias