small talk

"small talk" é uma performance de teatro físico criada por Evrim Akyay e Su Güzey durante a sua residência artística em Lisboa na Zaratan, graças também ao apoio do Largo das Residências.

Evrim Akyay e Su Güzey juntaram-se pela primeira vez como dançarinos freelancers na peça #Je Suis da Aakash Odedra Company (Reino Unido) em 2016, que ganhou o International Amnesty Award of Freedom of Expression em 2017 e está a viajar pelo mundo desde então. Do seu trabalho em conjunto como coreógrafos e performer surgiu a peça “kedi kedi” (''kitty kitty''), que obteve o patrocínio do Akbank Sanat e foi apresentado ao público, ainda em fase desenvolvimento, em Abril de 2019 e estreou no 23º Festival de Teatro de Istambul, IKSV. A sua segunda composição, “rattling”, estreou no Festival Mundial em Salt Beyoğlu.

Enquanto coreógrafos e interpretes emergentes, Su e Ewrim descobriram ter em comum uma abordagem sincera para com a criação e a performance; procuram a honestidade na arte e nos artistas, para poder ver e mostrar transparência, em corpos não tendenciosos. Nas suas peças, tudo começa do número dois: duas pessoas, dois espaços, duas unidades mínimas para o desenvolvimento de uma história. Desta dinâmicas dos pares deriva uma mudança constante e instantânea, quase improvisada e aberta a diferentes interpretações, sem implicações ou responsabilidades por parte do público em receber qualquer mensagem.

"small talk" é uma construção física mecânica. Os algoritmos são específicos, é uma ordem e não um caos, com uma narração suave, circular e inactiva. Sem nenhum contexto dramatúrgico pré-definido, o sistema que os artistas precisam processar e apresentar no palco oferece dois corpos sinceros, sensíveis e próximos com uma iniciação geométrica e matemática. Os aspectos físicos do movimento e as variações dicotómicas que criam incidentes são como histórias: assuntos e relações, causas e efeitos, perguntas e respostas, são interpretados sem problemas num algoritmo físico tridimensional.


Esta residência realiza-se em parceria com a Zaratan - Arte Contemporânea

A Zaratan – Arte Contemporânea é uma Associação Cultural sem fins lucrativos fundada e gerida por artistas desde 2014. Funciona como uma estrutura de criação, produção e disseminação da arte contemporânea, com o intuito de promover novas formas de interagir com artistas e não-artistas após os canais institucionais.  A Zaratan defende a interdisciplinaridade ao desenvolver uma programação heterogénea e maioritariamente gratuita de eventos a fim de promover uma mais profunda compreensão das linguagens artísticas do presente.


A partir de: 
9 de Dezembro de 2019 to 21 de Dezembro de 2019

Parcerias