NEXT STOP

Rostos do Mundo - Caros RomanoRostos do Mundo - Carlos RomanoCarimbaria - Keli FreitasUmail.art.lisboaDança SubterraneasAlmirantonsSinal de AlarmeColours of HumanityCarimbariaConversas de Vizinhos.jpgTenshoFalling WordsLIBEMinha Lisboa aos PedaçosSinal de AlarmeMinha Lisboa aos PedaçosMostafa & FriendsSwing na GuelrraNina NinarMonumentos em acção

PROJECTO

NEXT STOP é um festival artístico que visa a inclusão das várias culturas que habitam o eixo da Avenida Almirante Reis, retratando a riqueza e multiplicidade de origens de quem por ali circula e questionando, simultaneamente, a acessibilidade de uma cidade a quem nela quer viver.

Das 77 propostas artísticas recebidas por intermédio de um processo de candidatura pública, foram seleccionados 24 projectos, de natureza individual e colectiva, nos campos das Artes Performativas, Música, Artes Visuais e Multimédia, concebidos e desenvolvidos por 60 artistas, provenientes de 15 países diferentes. Em alguns destes processos criativos, participam ainda cerca de 250 pessoas, de 40 nacionalidades distintas, oriundas das comunidades locais.

O Next Stop promove o acesso à cultura e leva a arte ao encontro das pessoas neste espaço público que é o Metropolitano de Lisboa. E não se fala apenas do acesso como espectador – que alguns vêem como garantido, mas não é assim tão simples para estas comunidades – mas também como autor do objecto artístico. Leva-se esta ideia ainda mais longe, abrangendo aqueles que nunca pensaram ser nem uma coisa nem outra, mas que ao serem envolvidos nos projectos participativos, descobrem que a Arte pode ter um papel na sua vida.

De 28 a 30 de Março, o Next Stop ocupa as estações de Metro do Martim Moniz, Intendente, Anjos e Alameda para trazer a arte ao tempo de espera, desafiando um local de passagem a transformar-se num espaço de celebração da diversidade. Aqui, fala-se da multiculturalidade no passado e no presente – da herança, mas também do aqui e do agora de quem vive neste território.


NEXT STOP, tendo o Largo Residências como entidade promotora, nasce na relação com um consórcio de instituições envolvidas na concepção e concretização do Plano de Desenvolvimento Local do GABIP – Almirante Reis, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa conjuntamente com a Junta de Freguesia de Arroios e a Fundação Aga Khan Portugal. Tem como entidades parceiras o Metropolitano de Lisboa, a CRESCER, o Jardim de Infância dos Anjos (JIFA), a Associação Pró-Infância Santo António de Lisboa (APISAL), a Associação Escolhas Cidade, a Associação de Refugiados em Portugal e o Movimento de
Educação pela Arte (MOVEA). Integra ainda o projecto InFusão (PT/2017/FAMI/210), gerido pela CRESCER e co-financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).


EQUIPAS

Equipa da Entidade Promotora – Largo Residências
Concepção e Direcção Artística: Marta Silva
Direcção Executiva: Ana Jaleco
Direcção Técnica: João Chicó
Produção Executiva: Raquel Fernandes e José Dias
Comunicação: José Dias e José Luís Costa
Assessoria de Imprensa: Filipa Penteado
Identidade Gráfica: Ana Teresa Ascensão
Website: Joana Paz
Assistência de Produção: Mariana Tugui
Estagiários: Ana Catarina Louro, Filipa Pina e Joana Relvas

Consórcio NEXT STOP:
Metropolitano de Lisboa: Rute Pereira e Vera Mendes
GABIP – Fundação Aga Khan: Ana Pessoa e Inês Bastos
GABIP – Câmara Municipal de Lisboa: Cristina Costa
Secção Cultura – Junta de Freguesia de Arroios: Joana Martins
CRESCER: Ana Quintela
Jardim de Infância dos Anjos: Cristina Baptista e Graça Albernaz
Associação Escolhas Cidade: Eliseu Miranda e Karsten Mantei


A ACONTECER

NEXT STOP GALERIA de 28 Março a 24 de Julho

Estações Intendente e Anjos - Metro de Lisboa


ACONTECEU...

Resumo NEXT STOP Festival 28 a 30 Março

Next Stop 2019 - promo from LARGO Residências on Vimeo.

 

Lançamento NEXT STOP FESTIVAL E GALERIA - Processo de Criação

TEASER Next Stop from Next Stop on Vimeo.

Open Call for Artist

NextStop - open call para artistas from Next Stop on Vimeo.


Visite o site do projecto em: www.nextstop.pt

Contacte-nos para: info@nextstop.pt

 


A partir de: 
1 de Janeiro de 2018

Parcerias