CENTRO

CENTRO é lugar de encontros humanos. O CENTRO está onde nos encontrarmos.

Uma intenção de pôr em conjunto todos os que, por motivos diversos, tem o seu tempo mais livre.

Num desafio do Centro de Dia Nossa Senhora dos Anjos, da SCML, o Largo Residências e restantes parceiros, procuram iniciar um processo de transformação deste Centro de Dia em Centro Comunitário. Neste processo de transformação desenhamos um CENTRO facilitador de espaços de participação, construção e decisão coletiva, via processos de experimentação, que estimulem a criação de um programa regular sócio educativo e cultural, desenhado e implementado pelos residentes mais velhos, em estreita parceria com a comunidade envolvente (residentes e instituições), que permita reforçar redes de vizinhança e prevenir o isolamento, incentivando a sua participação efectiva, valorizando saberes e reconhecendo contributos que todos podem trazer para a comunidade.

Um lugar onde toda a comunidade local (zonas dos anjos / intendente) se reveja, se encontre.

Um movimento de abertura acima de tudo à população com mais de 55 anos, que não conhece este lugar, bem como a ideia de alargar o centro a outros espaços do bairro, dar a conhecer aos seus utentes outras lugares de encontro e convívio e troca de experiência de vida.

Neste percurso e movimento de abertura e alargamento da acção a outros lugares chegamos assim a uma ideia de CENTRO dinâmico.

 

CENTRO, um projecto sócio cultural para população sénior do LARGO Residências em parceria com o Centro de Dia N. Srª dos Anjos (SCML), MOVEA, FERMENTA, Junta de Freguesia de Arroios e Fundação Aga Khan, com apoio da Câmara Municipal de Lisboa / BIP ZIP.


Em época de pandemia...

É parte da nossa missão, o chegar... a cada um, como que de uma multidão se tratasse, e tentar de alguma forma deslumbrá-los com cultura, com presença humana... os utentes do Centro de Dia Nossa Sr.ª dos Anjos (SCML) já há algum tempo nossos amigos (parceiros).

São desde sempre o nosso público, às vezes quase à força, vamos ter com eles dentro de suas casas e lá fazemos todo um concerto ou uma breve história sobre o tempo que partilhámos. Criamos muitos espectáculos, projectos, desafios sobre cada um e para cada um. A beleza do individual. De simples histórias muito vividas.

Durante a época de desconfinamento num café do bairro a dona Lurdes conta como está sozinha, ela e todos eles do centro… que o centro de dia está fechado e sem perspectiva de reabrir. De como sentem falta de companhia e de desafios. E foi assim que voltámos a toda da nossa força e atenção para eles. Daqui em diante, ou melhor nos próximos 4 meses (pelo menos) vamos ter com eles, às Terças-feiras, às suas ruas e vai ser lá o nosso palco.

O LARGO Residências apresentou uma programação cultural para os anciãos do nosso bairro, todas as Terças-feiras, de Junho a Setembro, nas ruas do nosso bairro.

A programação não foi destinada ao público geral porque estes espectáculos e desafios são dedicados aos utentes do CENTRO no para que usufruam deles em segurança nas suas janelas e varandas. Mantemos o distanciamento saudável, mas nunca nos distanciaremos socialmente de quem precisa e nos procura.

Convidamos a realizadora Patricia Gomes a documentar estes 4 meses de actividades dos parceiros no formato "Centro à Janela", e daí resultou o documentário "Centro em 7 Andamentos". Após a estreia deste documentário no festival Bairro em Festa 2020, disponibilizamos na web para visualização pública.

Veja aqui este documentário e abaixo os vídeos resumos de cada momento:

O Centro em 7 Andamentos from LARGO Residências on Vimeo.

 

 


Este projecto nasce no Plano de Desenvolvimento Local, coordenado pelo GABIP Almirante Reis (CML), e conta com o financiamento do programa BIP ZIP (CML).

Tem como entidades co-promotoras a SCML e o LARGO Residências, e entidades parcerias: Junta de Freguesia de Arroios, Fundação Aga khan, Centro de Apoio Social dos Anjos, Apisal, Fermenta e o Movea.

informações e contactos: centro.todos@gmail.com

Visite a página do CENTRO aqui

 

 

A partir de: 
8 de Setembro de 2017

Parcerias