CENTRO

CENTRO é lugar de encontros humanos. O CENTRO está onde nos encontrarmos.

Uma intenção de pôr em conjunto todos os que, por motivos diversos, tem o seu tempo mais livre.

Num desafio do Centro de Dia Nossa Senhora dos Anjos, da SCML, o Largo Residências e restantes parceiros, procuram iniciar um processo de transformação deste Centro de Dia em Centro Comunitário. Neste processo de transformação desenhamos um CENTRO facilitador de espaços de participação, construção e decisão coletiva, via processos de experimentação, que estimulem a criação de um programa regular sócio educativo e cultural, desenhado e implementado pelos residentes mais velhos, em estreita parceria com a comunidade envolvente (residentes e instituições), que permita reforçar redes de vizinhança e prevenir o isolamento, incentivando a sua participação efectiva, valorizando saberes e reconhecendo contributos que todos podem trazer para a comunidade.

Um lugar onde toda a comunidade local (zonas dos anjos / intendente) se reveja, se encontre.

Um movimento de abertura acima de tudo à população com mais de 55 anos, que não conhece este lugar, bem como a ideia de alargar o centro a outros espaços do bairro, dar a conhecer aos seus utentes outras lugares de encontro e convívio e troca de experiência de vida.

Neste percurso e movimento de abertura e alargamento da acção a outros lugares chegamos assim a uma ideia de CENTRO dinâmico.


Este projecto nasce no Plano de Desenvolvimento Local, coordenado pelo GABIP Almirante Reis (CML), e conta com o financiamento do programa BIP ZIP (CML).

Tem como entidades co-promotoras a SCML e o LARGO Residências, e entidades parcerias: Junta de Freguesia de Arroios, Fundação Aga khan, Centro de Apoio Social dos Anjos, Apisal, Fermenta e o Movea.

informações e contactos: centro.todos@gmail.com

Visite a página do CENTRO aqui

 

 

A partir de: 
8 de Setembro de 2017

Parcerias