Bairro Intendente em Festa

© Ivo rodrigues© Ivo rodrigues© Ivo rodrigues© Ivo rodrigues

Video Promocional


Em 2012, as Festas de Julho tiveram lugar pela primeira vez no Intendente, dando a conhecer o renovado Largo à cidade. Em 2013, o evento estendeu-se pelos largos vizinhos de uma Mouraria também requalificada, continuando a revelar a nova vida que corre nas veias - e nas ruas - de lugares antigos.

No ano de 2014, através das Festas, o “Bairro Intendente” foi apresentado a todos os moradores e visitantes. Foi um ano de transição de uma organização da Câmara Municipal de Lisboa para uma organização de base local, levada a cabo pelas várias instituições sócio-culturais que já faziam ou passaram a fazer parte deste lugar e que, em conjunto com o comércio local, constituem desde essa altura o colectivo “Bairro Intendente”.

Este colectivo, coordenado pelo trabalho permanente de mediação social da cooperativa cultural LARGO Residências, propõe-se, desde então, fomentar uma dinâmica de comunicação transversal regular, dando a conhecer o que cada um dos recantos deste território tem para oferecer. Ao mesmo tempo, o “Bairro Intendente” divulga o que em conjunto organiza e o que outros trazem até ao Largo, desde a programação cultural ao comércio, passando inevitavelmente pela história e estórias, quer colectivas quer individuais, das quais este bairro se vai povoando.

Anualmente, ao longo do mês de Julho, o festival Bairro Intendente em Festa oferece uma programação que sublinha as características de um bairro multicultural, com vida de noite e de dia, cruzando gerações e tendências e tendo como missão uma convivência integrada e integradora, num bairro aberto, que acolhe o global sem perder de vista a sua essência local.

A identidade deste festival tem como característica singular a sua programação por um colectivo de entidades, as quais estão intimamente ligadas ao processo de reabilitação da zona do Intendente - um lugar cada vez mais ocupado por todos - pretendendo aliar-se a qualidade artística a uma forte componente de envolvimento local.

Num palco localizado em pleno Largo do Intendente, o cartaz nocturno integra profissionais das artes do espectáculo - nacionais e internacionais - a par com projectos de criação que contam com a participação da comunidade local. Já o cartaz diurno se espraia um pouco por todo o Bairro Intendente e consiste num leque abrangente de actividades dirigidas a um público diversificado. Sem pretensões e de coração livre, queremos chegar à porta do vizinho do lado, mas também a queremos deixar aberta a quem mora noutras partes da cidade, a quem está de passagem, a quem ouve outras canções ou fala outras línguas, e a todos aqueles que venham com vontade de participar na enorme e animada conversa colectiva que é o Bairro Intendente em Festa.

O Intendente será sempre um ponto de chegada e de partida mas, sobretudo, de encontro.

Venha como quiser, de metro, a pé, de bicicleta ou de carrossel.

MAS NÃO INVENTE… VENHA AO INTENDENTE!


Canal do Bairro Intendente

reportagem geral


Edição Anterior - 2017

Vídeo 1º fim-de-semana

Vídeo 2º fim-de-semana

Vídeo 3º fim-de-semana

 


Sobre o BAIRRO INTENDENTE

Em 2014, foi criada, enquanto estratégia de comunicação, a ideia de um nome identificativo de um conjunto de entidades co-habitantes do mesmo território, uma espécie de marca do lugar: BAIRRO INTENDENTE.

Facebook


Sobre as ENTIDADES PARCEIRAS

  • Colectivo de entidades culturais e comerciais do Bairro Intendente: Largo Residências, SOU Associação Cultural, Mob - Espaço Associativo, Bike Pop, A Vida Portuguesa, Josephine Bistro-Bar, Retrox Vintage, Infame, Gindungo, O das Joanas, Megastore by Largo, Hotel 1908, Loja Intendente - produtos e territórios, Oficinas, Tiles Bar, Viúva Lamego.

  • Câmara Municipal de Lisboa

  • EGEAC

  • Junta de Freguesia de Arroios



A partir de: 
27 de Março de 2018