JARDINS DO BOMBARDA

O Jardins do Bombarda é um centro cultural e comunitário, criado em parte do antigo hospital psiquiátrico Miguel Bombarda (Lisboa)  promovido pelo Largo Residências em colaboração com várias iniciativas sócio-culturais e que convida a população a usufruir de um espaço seguro e inclusivo com vários usos e serviços.

SERVIÇOS

  • Jardins / zonas de estar e de lazer
  • Espaços de trabalho
  • Restaurante / Bar – Bambi Bambi
  • Loja de Arte
  • Espaço acolhimento de actividades culturais
  • Residências Artísticas e Sociais / Alojamento
  • Sala de Espectáculo
Consulte o portfólio de espaços aqui.

ECOSSISTEMA

O Jardins do Bombarda é  tem como objectivos: criar um espaço para projectos e entidades culturais, sociais e da economia social com abordagens e práticas cooperativas, solidárias e abertas; promover a cultura, inclusão social e participação num ecossistema territorial seguro, intergeracional e multicultural que inclui pessoas em várias condições de vulnerabilidade social ; fomentar a empregabilidade através de um espaço de trabalho permanente que possa acolher dezenas de projectos sócio-culturais abrangendo centenas de trabalhadores(as); circulação de pessoas, bens e serviços que dinamizem a economia local através de actividades culturais e projectos sociais.
Reconhecemo-nos nos valores da Cidadania, Sustentabilidade, Criatividade, Comunidade, Multiculturalidade, Inclusão Social, Ecologia, Justiça Social, Acessibilidade, Regeneração Urbana, Solidariedade, Bem-Estar, Felicidade e Amor.
RESIDENTES PERMANENTES – INDIVIDUAIS

Armanda Vilar – Design
Alberto Goes Reis – Artes Visuais
Amaya Sumpsi – Antropologia e Cinema
Andreia Salavessa – Artes Visuais
César Rodrigues – Design Gráfico
Daniela Costa – Arquitectura
Francisco Oliveira – Arquitectura e Arte
Jaime Lebre – Artes Visuais
Josep Duran – Comunicação Científica
Miguel Cabral – Cinema
Miguel Magalhães – Artes Visuais
Nicola – Artes Visuais
Nina Fraser – Artes Visuais
Raquel Carvalhais – Música
Sandra Baptista – Música
Sofia Gomes – Cinema
Utku Yavaşca –  Artes Visuais
Vitorino Coragem – Fotografia
 
RESIDENTES PERMANENTES – COLECTIVOS
A Palavra – Literatura e cruzamentos disciplinares
Black Polar Bear – Arquitectura e Conservação do Ambiente
Colectivo Maker – Blab de Criativos
Colombina Clandestina – Colectivo Artivista
Coffeepaste – Comunicação Cultural
EMARTE – Escola de Música e Arte
Fórum dos Cidadãos – Cidadania
Ghost – Produção Cultural
Labuta – Activismo
Locals Approach – Desenvolvimento Local e Participação
O Fim do Teatro – Teatro
Oficina Alquimia – Formação Artística
Projecto Inocência – Jornalismo e Investigação Independente
Rádio Olisipo – Rádio online
Recostura – upcycling costura
Residências Refúgio – Arte e Inclusão Social
Shelter Artists Run Space – Artes Visuais
Sonora Associação Cultural – Cruzamento entre arte, ciência. ecologia e som
Trabalhar com os 99% – Arquitectura e urbanismo
Teatro Griot – Teatro
Vasco Burnay – Arquitectura
YesYouCanSpray – Intercultural Street Art

PROMOTOR

O Largo Residências está sediado em Arroios (Lisboa), onde desenvolve as suas actividades culturais de inclusão social e desenvolvimento local, entre 2011 e 2022 teve a sua sede no Largo do Intendente. Em 2022, muda-se para o Largo do Cabeço da Bola, na mesma freguesia, onde foi promotor durante um ano (Out. 2022 a Out. 2023) do pólo cultural pop up Quartel do Largo do Cabeço de Bola. Em 2024 muda-se para parte do espaço do antigo Hospital Miguel Bombarda onde cria o Centro Cultural e Comunitário: Jardins do Bombarda.

SOBRE 

Em parceria com a ESTAMO, o LARGO Residências encontra o seu 3.º Lugar, que é, mais uma vez, o lugar de muitos outros projectos e iniciativas culturais, sociais e cidadãs:  os Jardins do Bombarda – Centro Cultural e Comunitário. É, também por isso, um verdadeiro “Terceiro Lugar de Cultura”  enquanto espaço de criação, proximidade, cidadania e impacto social. Os Terceiros Lugares assumem-se enquanto formatos essenciais para o desenvolvimento sustentável, com importância da cultura no direito à cidade e justiça social, e que coloca em colaboração as organizações do 3.º sector, cidadãos(ãs), administração pública e sector privado.
Após o encerramento ao público do centro cultural pop-up do Quartel do Largo do Cabeço de Bola, em Outubro de 2023, a saída definitiva do conjunto de entidades e projectos residentes ocorreu em final de Março de 2024. Ainda que a área dos Jardins do Bombarda seja semelhante à do Quartel, a falta de edifícios capazes de acolher os vários projectos residentes transformou-se num desafio colectivo à criação e colaboração. Parte das entidades, organizada enquanto grupo de trabalho de “Placemaking”, projectou e construiu em conjunto as primeiras instalações modulares que permitiram que praticamente todos os projectos residentes no Quartel tivessem aqui a sua continuidade garantida.  
Como não se trata apenas de um “hub” de projectos, mas sim de um centro aberto a outras iniciativas, o LARGO continua a tornar este espaço um lugar de cultura e cidadania.
Mais informações.