CULTURA

Tendo como missão promover a cultura, a criatividade e o conhecimento como factores determinantes no sucesso e sustentabilidade dos processos de regeneração social e urbana, assim como proporcionar condições de pesquisa, criação e maturação ao trabalho de artistas que aqui queiram residir.

A atividade cultural da LARGO Residências divide-se em quatro eixos:

1. CRIAÇÃO

A equipa artística da LARGO procura a inspiração para os seus projetos no território em que trabalha. Caso esteja em causa a ideia original de um artista, a cooperativa espera que os artistas sejam permeáveis à transformação inerente ao aqui e agora. Trabalhar constantemente sobre o conceito de comunidade pressupõe abertura à mutação. Para permitir o desenvolvimento de novos caminhos criativos tanto as produções levadas a cabo pela LARGO, como os artistas que trabalham com a cooperativa em projectos autónomos não devem ficar apenas confinados ao presente. Apontar o futuro pode implicar, sempre que necessário, partir daquela base e estabelecer uma ponte com o passado. Esta provocação espicaça os artistas para pensarem em novas propostas artísticas, novos métodos de apresentação e de diálogo com diferentes públicos, nem que seja por estarem em direto contacto com a população. Sabendo que o território é o pano de fundo da intervenção da cooperativa, a criação assenta em dois movimentos complementares, que se tornam evidentes na nossa acção

a) Residências Artísticas

Acolhemos propostas de residência artística em permanência, proporcionando condições de produção e logísticas para o desenvolvimento dos projecto, tendo sempre como contrapartida a realização de alguma actividade dirigida à comunidade local.

b) Projectos LARGO

São projectos desenhados pela direcção artística do LARGO, inspirados em realidades e problemáticas locais, que depois são lançados enquanto desafio de criação a artistas convidados. Neste grupo integram-se atividades como “Companhia Limitada”, "Micro residências",  "Lugar da Cerâmica", "GLUM", "Barbeiro do Intendente".

2. Programação

Atividades regulares ou pontuais de programação cultural no nosso edifício, bem como pelo nosso bairro, e em diferentes locais decorrente com as parceria específicas  com outras instituições locais ou nacionais.

Uma das componentes centrais é o programa regular de programação cultural gratuíta que decorre no LARGO Café Estúdio, num misto de actividades que resultam dos processos de residência artística, como do acolhimento de propostas de vários artístas que desejam dar a conhecer os seus projectos, assim como acolhimentos de actividade promovidas por outras entidades no nosso espaço.

Consulte a nossa agenda de programação aqui

3. Parcerias

Sendo um dos dos nossos objectivos o desenvolvimento integrado do território, grande parte da acção passa pela criação de redes locais, tendo o largo um papel central de mediador e agregador na comunidade local, entre o individuo, as organização locais e o poder central. Ainda que a Cultura seja o nosso motor, temos participado em inumeras redes de colaboração territorial e programas de desenvolvimento local, a partir dos quais nascem vários projecto em parceria com inumeras entidades multi-sectoriais.

São exemplo destes o "Festival Bairro Intendente em Festa",  "CENTRO Comunitário", "NEXT STOP", "ESCUTA".