Workshop de Teatro de Sombras: Criação a partir de um Conto Japonês

Workshop de Teatro de Sombras
Teatro
Workshop
Artes Plásticas
Beniko Tanaka
Sábado, Novembro 21, 2020 - 09:00

Acção de Formação Artística para Agentes Educativos
TEATRO DE SOMBRAS com Beniko Tanaka
21 Nov.  e 12 Dez. 9h às 13h 
Palácio Visconde da Graça, Largo do Intendente 35
Entidade promotora: SOU - Movimento e Arte

Estas acções trabalham a aprendizagem de várias técnicas associadas ao Teatro de Sombras para que cada educador possa facilmente recriar este mundo em várias situações de formação e com diferentes públicos alvo. Começamos por proporcionar a cada agente educativo a experiência de um processo de criação individual a partir de um conto japonês. A segunda sessão é dedicada a poder experimentar e acompanhar as suas propostas/criações/trabalhos, de cada contexto educativo, através da realização de um mini teatro de sombras colectivo cuja temática será o Natal. 

INSCRIÇÕES 
até 2 dias antes da data da sessão
30€ por acção / 50€ as 2 acções
Formulário ONLINE
 

Nota: Todas as condições de segurança  são asseguradas nas instações da formação de acordo com as actuais normas da Direcção Geral de Saúde.
Será emitida uma declaração de autorização de circulação no contexto de formação profissional para os participantes no âmbito do actual Estado de Emergência em vigor.


Programa


WORKSHOP DE CRIAÇÃO A PARTIR DE UM CONTO JAPONÊS
21 Nov.

Baseado num conto Japonês, iremos imaginar o mundo através de personagens oriundas de culturas e tradições diferentes. Vamos criar os seus corpos em silhueta e contar a história através da manipulação de marionetas que reflectem sombras. No fim desta oficina faremos um mini teatro!


1 - Introdução à narrativa teatral e explicação do desenvolvimento
2 - Descrição do personagem
3 - Construção de marionetas de figuras nipónicas
4 - Preparação para apresentação em grupo
5 - Apresentação das cenas preparadas pelos participantes utilizando as técnicas aprendidas na oficina.


WORKSHOP DE CRIAÇÃO COLECTIVA PARA CONTEXTOS EDUCATIVOS
12 Dez.

A segunda sessão parte de diferentes trabalhos desenvolvidos pelos próprios educadores, nos seus contextos escolares e de formação, com o objectivo de acompanhar várias fases: história, desenho, marionetas em articulação e acção.

Após a escrita de um conto com a temática do Natal cada participante vai trabalhar a sua representação numa criação colectiva em Teatro de Sombras. Como tornar colectiva cada história escrita individualmente? Que personagens e elementos podem ser trabalhados entre a sombra e a luz? 

1 - Do texto aos materiais de cena
2 - Desenho e construção de elementos cénicos: a partir dos desenhos da cada participante, desenvolvemos a criação da sua marioneta original. 
3 - Criação de cenas e ações.
4 - Experimentação em grupo
5 - Apresentação colectiva da história em Teatro de Sombras com temática do Natal. 
 


BIO
Beniko Tanaka
Nascida a 1976 em Tóquio, Japão, chegou a Portugal em 2005, com uma licenciatura em Artes Decorativas (Arts and Crafts), pela Universidade de Arte em TAMA – Tóquio, assim como um diploma especializado em arte do vidro e um amor incondicional por todas as coisas relacionadas com luz e reflexos.
Rapidamente se apaixonou pela luz de Lisboa, decidindo ficar e completar a sua formação com um curso avançado em Artes Plásticas no Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual). Foi um passo natural combinar o conhecimento adquirido e sua grande paixão por culturas orientais - tanto o lado artístico como o espiritual a fim de desenvolver diferentes formas de artes cénicas, sempre inspirados na natureza e no seu interior e os fluxos de energia exteriores. Desde esse momento, Beniko Tanaka tem realizado inúmeras intervenções, espectáculos e performances a solo e em colaboração com diversas instituições como a embaixada do Japão em Portugal, Museu da
Marioneta de Lisboa e Cinemateca Portuguesa Júnior, entre outras.
 

Parcerias