Tomoro

Tetsuro Naito (percussionista) e Tomoko Takeda (flautista)
Concerto
Música
Tetsuro Naito e Tomoko Takeda
Quinta, Junho 27, 2019 - 19:00

Tomoro é um duo japonês, de Tóquio, formado em 2004, constituído por Tetsuro Naito (percussionista) e Tomoko Takeda (flautista), verdadeiros intérpretes da música tradicional do Japão, de fusão com a música ocidental contemporânea, em particular a europeia. A sua música apresenta uma característica única e original, através do tambor e da flauta, instrumentos tradicionais japoneses, com base na música de “Edo- bayashi” * . Optam por manter um estilo o mais simples possível, — um músico para cada instrumento — nomeadamente, o tambor japonês e a Shinobue (flauta tradicional japonesa), para que os espetadores possam apreciar o timbre puro e autêntico dos instrumentos.

Conseguem desenvolver performances delicadas e dinâmicas, usando adequadamente vários tipos de tambores japoneses, dos grandes aos pequenos, e alguns tipos de flautas diferentes, de acordo com a própria música. A música “Edo-bayashi” é um estilo de música originalmente de improviso, tornando-se, assim, possível de ajustar à ocasião, alterando a sua melodia em função dos locais e ambientes onde possa ser apresentada. Por esta característica, os músicos facilmente actuam com outros instrumentistas e artistas de vários géneros musicais.

A actividade do grupo tem sido bastante activa, com a presença em vários concertos, por 42 cidades no Japão. Já editaram também 3 álbuns: Se for bom tempo...; Passar para além do céu estrelado

De lá longe
Depois do lançamento do 1.º álbum ‘Se for bom tempo...’, a sua música, com uma melodia emocional e um ritmo forte, dá a este grupo uma alta visibilidade e projecção, não só no Japão, mas também nos países estrangeiros, com representações incomparáveis. Tomoro e a sua música já se tornaram populares e familiares entre o público japonês, com a participação em diversos programas de televisão e rádio. As pessoas sentem-se atraídas pela sua música, manifestando um forte interesse pelo trabalho desenvolvido por este grupo.

*A música “Edo-bayashi” representa um tipo de música popular que é tocada familiarmente já de há muitas gerações, na zona de “Edo” (Tokyo), em ocasiões cerimoniais.

 


Tetsuro Naito
Depois de ter pertencido ao mundialmente aclamado grupo de tambor japonês “Kodo”, começou a sua carreira musical como percussionista a solo. Representa, com o instrumento tradicional do Japão, Taiko (tambor), a música do Tomoro, colaborando também com vários músicos.

Tomoko Takeda
Começou a aprender flauta e tambor tradicional do Japão desde criança. Faz parte deste duo como instrumentista de flauta, Fue, instrumento tradicional do Japão, colaborando também com vários músicos.

Site | Facebook | Vídeos