O Intendente é um lugar psicológico

 Sílvio Rosado e Tiago Pereira -  O intendente é um lugar psicológico
Concerto
Música
Cinema
Video
Tiago Pereira e Sílvio Rosado
Sexta, Outubro 25, 2019 - 19:00

O Intendente é um lugar psicológico, filme documentário de Tiago Pereira e Sílvio Rosado, com produção do LARGO Residências, participa na edição deste ano do festival doclisboa. 
Estão todos convidados!

+ www.doclisboa.org/2019/
+ www.largoresidencias.com


Sílvio Rosado, músico, e Tiago Pereira, visualista, criam um espectáculo de cinema performance, a partir das gravações de práticas musicais ou ambientes sonoros de um determinado local. Neste caso das pessoas mais idosas do bairro do Intendente. Num primeiro tempo, constroem um arquivo vivo de documentos de uma música-sonoridade identitária local, que pode ser consultado e que mantêm a memória viva. Numa fase seguinte constroem uma narrativa documental, com todos esses elementos, unindo-os através de uma entrevista com alguém que consiga estabelecer um discurso sobre os mesmos, criando um fio condutor. Depois, já em palco, esse mesmo arquivo-memória , documentário é desconstruído, e muitas vezes convida as pessoas reais que já tinham sido gravadas anteriormente, a estarem em palco, participando também, permitindo que a comunidade se reveja e se questione num espaço que é também lúdico, mas onde se pode dançar a memória e seguir a história. 

O bairro que não é bairro, o ciclo que termina, a Lisboa que é economia, por um período, ou não. Não sabemos. Agora estamos aqui, Arroios, Largo do Intendente Pina Manique, que alguns ainda vêem a trepar pelos telhados. A poesia da resistência. O Intendente das mulheres. Elas é que mandavam, elas é que dominam. O Intendente é um lugar psicológico traz essas memórias a palco, a vivo. Mistura-as e dá-lhe sons e música. O Bairro que não é bairro, mas que é corpo, cada braço uma artéria, as pernas etnias, misturas. A dança daquilo que ainda resiste. Tiago Pereira filma e conceptualiza, Sílvio Rosado compõe e toca.


Ficha Técnica e Artística

Realização e direcção artística: Tiago Pereira
Música e composição: Sílvio Rosado

Produção: LARGO Residências
Em parceria: A música portuguesa a gostar dela própria
Participantes: Domingos Quaresma, Branca Maria, Filomena Cardoso, Lurdes Mourão, Amélia das Neves, Maria Conceição Leitão, Raúl Rebelo, José Machado, Moin Uddin Ahamed, Salvador, Hugo Fernandes, Bruno Fonseca, Daniel Fonseca, Armindo Fernandes, António Vasconcelos, Lara Mosquita, Marlene Santos, Erich Martins, Aneke Martins e Coro dos Anjos.
 


Residência – Março a Junho de 2019
Estreia – 6 de Julho de 2019, no âmbito do Festival Bairro Intendente em Festa
 

Parcerias