Gente Linda do Intendente II

Gente Linda do Intendente II
Fotografia
Augusto Fernandes
Domingo, Dezembro 1, 2019 - 12:30 to Sábado, Janeiro 4, 2020 - 23:45

O projecto ‘GENTE LINDA DO INTENDENTE’ surge, há quatro anos, da vontade de Augusto Fernandes levar, para além do perímetro do bairro, as pessoas cujas histórias e identidades revelam a alma e as feições únicas deste lugar.

Augusto é baiano, mas a zona do Intendente/Mouraria foi, na última década, a sua terra. O que ele vivenciou neste lugar, o que ele ama e ainda o fascina, é a grande diversidade de culturas e classes sociais que aqui interagem e se complementam. Nas suas palavras, “um núcleo de aceitação das diferenças, semelhante a uma grande família local”. Neste bairro ele sentiu-se crescer. Decerto enquanto homem, pai — avô, até — e, também, enquanto fotógrafo autodidacta. Talvez tenha sido a oportunidade ou a sorte que despoletou nele a paixão da fotografia, ou então, o próprio carácter, especial e enigmático, da beleza do bairro e das pessoas que o acolheram. Desde então Augusto e a sua máquina fotográfica são inseparáveis e ele exercita-se a colher do quotidiano expressões da vida banal e fugaz.

Augusto não é mero observador ou sociólogo, ele é vizinho, amigo e, sobretudo, aquele que vê e nunca questiona a beleza intrínseca dos outros. Ele é também ‘Gente Linda do Intendente’.

— texto de Filipa Rosa —