Exposição "Taketori-Monogatari e outras histórias"

Taketori-Monogatari e Outras Histórias - Exposição de BENIKO TANAKA
Artes Plásticas
Pintura
Beniko Tanaka
Quarta, Fevereiro 5, 2020 - 18:30 to Sexta, Fevereiro 28, 2020 - 23:45

O Conto do Cortador de Bambu ( Taketori Monogatari ) é uma historia inspirada na mais antiga lenda Japonesa. A história gira em torno de Kaguyahime, uma bela jovem descoberta ainda bébé dentro de um tronco de bambu brilhante por Okina, um cortador de bambu idoso. Ele e sua esposa criam Kaguyahime como uma filha que desde o primeiro dia dá muita alegria à vida do casal. Mas nas noites da lua cheia ela fica estranha, silenciosa e a admirar a lua.
Neste conto magico estão os elementos mais típicos do imaginário japonês, sobretudo o conceito da impermanência da beleza; este principio estético que está na base dos contos monogatari é definido como "mono no aware" - "a sensibilidade das coisas", neste caso a consciência de como a beleza pode ser efémera.

Em ano de 2014 Beniko Tanaka criou um teatro de sombras inspirado por Taketori-Monogatari no âmbito da Carnaval da Veneza (Itália) e mais tarde realizou o espectáculo em Portugal, dando o nome da peça em português Claralua traduzindo o sentido do nome da princesa Kaguya. Estes estampas das protagonistas de Taketori Monogatari foram em colaboração com uma artista OVP Printhouse (Bassano-del-Grappa, Itália) para comemorar o que a historia, o conceito, a impermanência da beleza, lembra e ensina-nós algo significante pelo nosso mundo contemporâneo, hoje em dia.


Inauguração 5 Fev às 18h30