Conversa Aberta

 Conversa Aberta :: Jornadas Europeias do Património
Conversa
Jornadas Europeias do Património
Sexta, Outubro 25, 2019 - 18:30

A Rede de Artes e Ofícios de Lisboa, associa-se às Jornadas Europeias do Património, com uma conversa aberta no Largo Residências, com a presença da marceneira Chloé Pais Daquet, falaremos sobre as artes e os ofícios nas recentes transformação da cidade, das mudanças de localização das oficinas aos percursos profissionais dos artífices, das mudanças tecnológicas ao saber-fazer que persiste através das épocas da cidade.


A Rede de Artes e Ofícios mostra Lisboa através das suas Oficinas dando protagonismo aos artífices, aos seus espaços de trabalho, aos seus modos de produção e à sua inserção nos bairros. A Rede quer contribuir para o reconhecimento da sustentabilidade das Artes e Ofícios em Lisboa entendendo que as suas atividades são uma parte fundamental dos processos de regeneração urbana. A Rede divulga o saber-fazer dos ofícios para promover o uso dos seus serviços e estimular o cruzamento das suas práticas enquanto motor económico e cultural da cidade, com potencial tecnológico e criativo que importa reconhecer e ativar.

A Rede é uma cartografia das Artes e dos Ofícios através de uma abordagem etnográfica ativa, participada e ligada ao território, contribuindo para sublinhar a sua presença enquanto característica identitária de Lisboa.

A Rede mostra as Artes e os Ofícios enquanto tecnologia da cidade reforçando o seu papel na conservação, reparação e restauro do património e na reabilitação e regeneração urbana de Lisboa.

A Rede valoriza a formação específica em Artes e Ofícios, assegurando a fixação e a transmissão desse conhecimento, associado à formação de novos artífices bem como à sua qualificação, fomentando a sua inserção no mercado de trabalho.

A Rede de Artes e Ofícios de Lisboa é um projecto da Artéria - Humanizing Architecture, com a parceria da Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva e o financiamento do Programa BIP/ZIP Parcerias Locais. 
 

Parcerias